Globo é acusada de pagar propina por direitos da Copa
Emissora teria feito pagamento milionário para transmitir competição futebolística em 2022
Paulo Moura - 08/04/2020 14h50 | atualizado em 08/04/2020 14h54

Investigações da Justiça americana sobre um esquema de corrupção internacional envolvendo a Copa do Mundo de 2022, no Catar, apontaram que a TV Globo teria feito pagamento de propina pelos direitos de transmissão dos jogos da competição.
A emissora brasileira aparece ao lado da mexicana Televisa e da americana Fox Sports como integrante do grupo. Nas investigações, dois executivos da divisão da Fox para a América Latina foram acusados de montar um esquema que envolveria empresas fantasmas na Europa e no Caribe para esconder dinheiro de suborno.
Entre as transferências ilícitas, segundo promotores americanos, estaria uma de 2 milhões de dólares (R$ 10,34 milhões) feita pela Globo.
Em entrevista ao Jornal da Record, o jornalista americano Ken Bensinger, autor de um livro sobre esquemas de corrupção na Fifa, afirmou que outros pagamentos foram feitos pelos direitos de transmissão das copas de 2026 e 2030. Procuradas, as assessorias das emissoras Fox, Televisa e Globo não foram localizadas.
FAVORECIMENTO NA ESCOLHA DAS SEDES
O esquema de corrupção relacionado à Copa do Mundo, porém, não envolveu apenas os direitos de transmissão, mas também a escolha das sedes. Foi o que apontou um documento da justiça americana revelado na última segunda-feira (7).
Segundo as autoridades dos EUA, as investigações indicaram que o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, teria recebido propina para votar a favor do Catar.
– Vários membros do comitê executivo receberam subornos em conexão com seus votos. Por exemplo, os réus Ricardo Teixeira, Nicolas Leoz [ex-presidente da Conmebol] receberam pagamentos de suborno em troca de seus votos a favor do Qatar para sediar a Copa do Mundo de 2022 – diz o documento.
Leia também1 Reprise de Malhação derruba audiência da Rede Globo
2 Em delação, Cabral relata conchavos com a Rede Globo
3 Apresentador da GloboNews vai à praia e é detonado