Leia também:
X Ex-jogador da Argentina expõe crise: “Estamos passando fome”

França tem confusão nas ruas e prisões após derrota na Copa

Frustração desencadeou reações exaltadas em algumas localidades e a detenção de ao menos 227 pessoas

Pleno.News - 19/12/2022 11h01 | atualizado em 19/12/2022 11h19

A polícia francesa na Champs Elysees após a final da Copa do Mundo da FIFA 2022 Foto: EFE/EPA/TERESA SUAREZ

A França registrou episódios de confusão nas ruas após a seleção nacional perder o título da Copa do Mundo para a Argentina, neste domingo (18). Muitas pessoas estavam nas ruas com a expectativa de celebrar o título, e a frustração desencadeou reações exaltadas em algumas localidades. Por causa disso houve confronto com a polícia e pelo menos 227 pessoas foram detidas, de acordo com o Ministério do Interior da França.

A maioria das prisões foi efetuada na capital Paris, especificamente na região de Champs Elysées, onde parisienses costumam se reunir para festejar grandes triunfos esportivos, como a Copa de 2018. Torcedores lançaram fogos de artifícios contra policiais no momento que a situação ficou mais tensa.

A cidade de Lyon também teve confusão. De acordo com o jornal local Le Progrès, a região da Praça de Bellecour teve lixeiras incendiadas e lojas saqueadas. A Prefeitura de Lyon informou, em sua conta oficial do Twitter, que as forças de segurança responderam de “forma proporcional” os atos de “indivíduos hostis” presentes no local.

Dias antes da final, o ministro do Interior da França, Gerald Darmanin, anunciou que haveria reforço de segurança nas ruas de todo o país para evitar episódios de violência, pois estes costumam acontecer também em caso de vitórias. Segundo Darmanin, 14 mil policiais foram acionados para garantir a segurança após a partida.

Apesar da derrota no jogo decisivo, a seleção francesa será recebida com uma homenagem na Praça da Concórdia, em Paris, conforme anunciado pela ministra do Esporte, Amélie Oudéa-Castéra. De acordo com ela, a praça foi escolhida pela Federação Francesa de Futebol porque os jogadores estão inconsoláveis e se manifestaram contrários à ideia de desfilar pela Avenida Champs.

*AE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.