Leia também:
X Três seleções se recusam a jogar contra a Rússia no futebol

Fifa proíbe Rússia de disputar a Copa do Mundo do Catar

País também foi excluído de participar de competições da Uefa ou de sediar jogos

Pleno.News - 28/02/2022 15h45 | atualizado em 02/03/2022 16h37

Fifa proíbe Rússia de participar de competições Foto: EFE/Walter Bieri

A Fifa e a Uefa, de maneira conjunta, decidiram suspender todas as seleções nacionais e clubes da Rússia. Assim, eles não poderão participar de competições até nova decisão, o que implica a exclusão da equipe masculina principal do país de disputar a Copa do Mundo deste ano, no Catar.

As medidas foram adotadas nesta segunda-feira (28) pelo Bureau do Conselho da Fifa e pelo Comitê Executivo da Uefa, principais órgãos das duas entidades, como punição pela invasão russa à Ucrânia, iniciada na última quinta-feira (24).

– O futebol está totalmente unido e é plenamente solidário com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativamente e rapidamente, para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos – aponta comunicado conjunto.

Mais cedo, o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou que federações de modalidades e organizadores de competições “não convidem, nem permitam a participação de atletas ou dirigentes da Rússia ou [de] Belarus”.

De acordo com informações divulgadas pelo Comitê Executivo da entidade, a medida tem como objetivo “proteger a integridade das competições esportivas mundiais e a segurança de todos os participantes”.

HISTÓRICO DE EXCLUSÕES
O precedente da decisão tomada hoje foi a sanção anunciada em 1º de outubro de 1992, quando a Fifa eliminou a Iugoslávia das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo que seria realizada dois anos depois, nos Estados Unidos, como consequência das medidas adotadas pela ONU em relação à Guerra dos Balcãs.

A Seleção da Rússia disputaria a repescagem das Eliminatórias europeias e atuaria contra a Polônia, na condição de mandante, em 24 de março. Caso avançasse no duelo, ela enfrentaria, de novo tendo o “mando de campo”, o ganhador do jogo entre Suécia e República Tcheca, cinco dias depois.

Contudo, poloneses, suecos e tchecos, além de dinamarqueses, irlandeses, noruegueses, escoceses, suíços, franceses e galeses, anunciaram que não enfrentariam a seleção russa em nenhuma competição, devido à invasão da Ucrânia.

MEDIDAS ENDURECIDAS
Neste domingo (27), a Fifa já havia divulgado uma série de medidas contra a Rússia, diante da invasão da Ucrânia; entre elas, que não fosse disputada nenhuma partida ou torneio no território nacional, além do veto à bandeira e ao hino do país.

Com isso, a Seleção russa só poderia jogar com o nome da federação, União de Futebol da Rússia, atuando como mandante em campo neutro e com portões fechados.

A Uefa, por sua vez, na última sexta-feira (25), decidiu que São Petersburgo não mais receberá a final da Liga dos Campeões, marcada para 28 de maio. A sede da decisão foi transferida para o Stade de France, em Paris, na França.

*EFE

Leia também1 EUA são culpados pela guerra na Europa, afirma Coreia do Norte
2 Ucrânia descumpriu acordos de Minsk, diz embaixador russo
3 Rússia decide impor sanções econômicas contra os EUA
4 Reunião em Belarus termina, mas negociação deve continuar
5 EUA e aliados avaliam liberar reserva emergencial de petróleo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.