Leia também:
X “Ela está em busca de justiça”, diz defesa da vítima de Robinho

Fifa faz homenagem para Pelé: “Nenhuma palavra fará justiça”

Entidade compartilhou dados históricos, imagens e relatos para celebrar aniversário de 80 anos do "Rei do futebol"

Pleno.News - 23/10/2020 10h40 | atualizado em 23/10/2020 10h41

Pelé foi homenageado pela Fifa por conta do aniversário de 80 anos Foto: Reprodução

Com fotos históricas, números e até frases de famosos, a Fifa homenageou Pelé pelos seus 80 anos de vida, nesta sexta-feira (23). Em seu site, a entidade máxima do futebol mundial reconheceu a importância do “Rei” e não poupou elogios ao que o brasileiro fez pela modalidade dentro e fora de campo.

– Pelé, nenhuma palavra vai fazer justiça a você, mas o material publicado aqui, e o desejo de tantas lendas do futebol, por todo o mundo, que reservaram um tempo nestes momentos difíceis para te homenagear, talvez seja o que melhor ilustra a incalculável importância que você tem para o futebol – disse a Fifa.

A publicação traz frases de diversos famosos tanto do mundo do futebol quanto de celebridades de outras áreas, seja de ex-jogadores e até de artistas, de Carlos Drummond de Andrade a Mick Jagger.

– Assistir a ele jogar era como ver o prazer de uma criança combinado com a graça extraordinária de um homem feito – disse Nelson Mandela.

A Fifa ainda publicou histórias curiosas sobre o “Rei do Futebol”, envolvendo a origem do seu nome, a relação com Garrincha, o sucesso que fez em Nova York, a relação com celebridades da música e a participação em filmes.

Lembrou do interesse dos clubes estrangeiros pelo seu futebol e da decisão do então presidente Jânio Quadros em “proibir a exportação” de Pelé ao considerá-lo “patrimônio nacional”. Na época, times como Inter de Milão, Juventus, Manchester United e Real Madrid sonhavam com o brasileiro.

A entidade sediada na Suíça recordou também a história em que Pelé supostamente interrompeu uma guerra, na Nigéria, e relacionou a demissão do técnico João Saldanha, na seleção brasileira, à decisão de deixar Pelé no banco de reservas no amistoso com o Chile, em 1970, às vésperas da Copa do Mundo em que o Brasil conquistaria o tricampeonato.

A Fifa ainda publicou os números e estatísticas de Pelé em Copas do Mundo e exibiu fotos históricas, até mesmo da infância do brasileiro, em seu site.

*Estadão

Leia também1 Perto de completar 80 anos, Pelé agradece a Deus por lucidez
2 Assista! Doria e Datena batem boca ao vivo: 'Você não é médico'
3 "Criminalista mais caro da Lava Jato" é alvo de operação da PF
4 Presidente Bolsonaro aprova lei que cria poupança social digital
5 Bolsonaro anuncia fechamento de sete embaixadas brasileiras

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.