Leia também:
X “Pior dia da minha vida”, diz Dentinho após sofrer racismo

Fifa diz que ucranianos devem investigar caso de racismo

Jogadores brasileiros foram alvos de ofensa no fim de semana

Henrique Gimenes - 11/11/2019 17h30

Taison foi alvo de racismo em jogo do campeonato ucraniano Foto: CBF/Lucas Figueiredo

Após os brasileiros Taison e Dentinho, do Shakhtar Donetsk, serem alvos de injúria racial no clássico contra o Dínamo de Kiev pelo Campeonato Ucraniano, no último domingo (10), a Fifa afirmou que a responsabilidade sobre o caso é das autoridades locais.

– Não estamos a par de todos os detalhes acerca deste incidente. Enquanto é a responsabilidade das autoridades ucranianas cuidar, investigar e agir sobre qualquer incidente na liga ucraniana, o posicionamento da Fifa é inequívoco no sentido de que qualquer tipo de discriminação não tem espaço no futebol – respondeu a entidade à Folha por meio de um porta-voz.

A declaração cita ainda o artigo 4º do estatuto oficial da Fifa, que diz que qualquer ato discriminatório é “proibido e passível de ser punido com suspensão ou expulsão”. O mesmo documento atesta, em suas declarações finais, que a Fifa “deve agir” em casos de abuso racial, problema que tem sido reincidente no futebol europeu.

O Código Disciplinar da entidade foi atualizado em julho deste ano, com punições mais severas contra casos de racismo. Foi nesta alteração que se acrescentou o novo procedimento de três etapas: primeiro a paralisação da partida, depois o aviso por meio do alto-falante do estádio e finalmente o encerramento do jogo–sendo declarado o time infrator como derrotado.

No caso envolvendo Taison e Dentinho, as duas primeiras etapas foram cumpridas, depois o jogo foi reiniciado. Taison, que reagiu às ofensas chutando a bola para as arquibancadas e mostrando o dedo do meio para a torcida do Dínamo, acabou expulso de campo.

Dentinho. jogador do Shakhtar Donetsk Foto: Reprodução

O mesmo aconteceu com o zagueiro Kalidou Koulibaly, do Napoli, em dezembro do ano passado. O atleta se revoltou após ser insultado por sua cor de pele em uma partida contra a Internazionale de Milão, aplaudiu ironicamente o árbitro do jogo. Recebeu o cartão vermelho e foi suspendo por dois jogos. Posteriormente, a Federação Italiana puniu a Inter com dois jogos sem torcida.

A Fifa foi questionada sobre a punição à vítima de racismo com um cartão vermelho, mas não contemplou o tema em sua resposta à Folha.

Em um caso mais recente, o da seleção da Bulgária –que viu seus torcedores fazerem cantos racistas e gestos fascistas durante a derrota para a Inglaterra– A Fifa pressionou a Uefa para que agisse contra a seleção búlgara. A entidade europeia seguiu a orientação de sua superior e puniu o país com um jogo de arquibancadas vazias.

A polícia local ainda identificou e prendeu torcedores envolvidos no incidente.

No posicionamento sobre o caso de Taison e Dentinho, a Fifa reforçou as declarações de seu presidente, Gianni Infantino, sobre o episódio anterior na Bulgária. “[Podemos] estender essa punição ao nível mundial”, finalizou.

*Folhapress

Leia também1 "Pior dia da minha vida", diz Dentinho após sofrer racismo
2 Jogadores brasileiros sofrem racismo na Ucrânia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.