Leia também:
X Professora de Gabriel Jesus manda mensagem ao craque

Entenda como funciona o árbitro de vídeo desta Copa

VAR foi criticado pela CBF por não se manifestar em lance polêmico no primeiro jogo

Camille Dornelles - 19/06/2018 11h47

Árbitro de vídeo também é chamado de VAR Foto: CBF/Divulgação

A Copa do Mundo da Rússia trouxe uma novidade que, já nos jogos de estreia das seleções, tem dado o que falar. É o árbitro de vídeo, também chamado de VAR (Juiz Assistente de Vídeo, na sigla em inglês).

O recurso foi anunciado em março e fez do Mundial da Rússia o primeiro da história a utilizar a tecnologia. O VAR já tinha sido incluído nas regras do futebol pela International Board – a entidade que aplica as regras do futebol mundial – e seu uso nesta Copa já era dado como certo.

O VAR é composto de 19 câmeras convencionais (a mesma que é mostrada aos telespectadores), oito de super slow-motion, quatro de ultra slow-motion, para verificar um lance quadro a quadro, duas de ultra definição e duas para checagem de impedimentos.

QUANDO USAR
Não é todo lance que utiliza o árbitro de vídeo, apesar de o profissional atrás das televisões estar atento todo o tempo. O árbitro do campo pode rever o lance no monitor apenas em lances passíveis de interpretação.

São quatro os casos em que o uso do VAR é permitido: anular um gol ilegal ou validar um gol legal; marcar um pênalti claro; imputar um cartão vermelho a um jogador que tenha cometido uma falta grave; e em caso de confusão de identidade (se o juiz de campo mostrar um cartão para o jogador errado).

VAR NA COPA DA RÚSSIA
O recurso já foi usado algumas vezes nesta Copa, como nas partidas entre França e Austrália, Peru e Dinamarca e Suécia e Coreia do Sul. Em todas elas, o VAR proporcionou pênaltis decisivos. A Confederação Brasileira de Futebol reclamou da ação (ou falta) do VAR durante a partida de estreia da Seleção contra a Suíça.

A CBF exigiu explicações e pediu à Federação Internacional de Futebol (Fifa) os arquivos de áudio e vídeo para análise.

Leia também1 CBF faz protesto à Fifa contra gol de empate da Suíça
2 Brasileiros lamentam empate, mas se divertem com memes
3 Brasil empata com a Suíça em estreia na Copa

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.