Leia também:
X Conversas entre Flamengo e Jorge Jesus estão “avançadas”

Conselheiros querem afastar dirigentes do Cruzeiro

Grupo de 117 nomes assinou carta pedindo o afastamento de três nomes da atual gestão

Henrique Gimenes - 31/05/2019 21h40 | atualizado em 13/10/2021 19h41

Pleno.News Foto: Arte/Pleno.News

Um grupo formado por 117 conselheiros do Cruzeiro, denominado “Pró Cruzeiro Transparente”, enviou nesta sexta-feira (31) uma carta a Zezé Perrella, presidente do Conselho Deliberativo do clube, pedindo o afastamento imediato de três nomes da atual gestão: o presidente Wagner Pires de Sá, o vice-presidente de futebol, Itair Machado, e o diretor-geral Sérgio Nonato.

Todos os três estão envolvidos nas recentes denúncias de falsificação de documentos, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, que estão sob investigação da Polícia Civil.

Os conselheiros se baseiam em um artigo do Estatuto do clube que sugere o afastamento de qualquer “dirigente ou administrador que praticar o ato de gestão irregular ou temerária”.

Dos 117 membros que assinam a carta, estão alguns nomes conhecidos do torcedor celeste, como o ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares e Sérgio Santos Rodrigues, candidato derrotado nas últimas eleições. Membros do Conselho Fiscal que pediram renúncia do cargo recentemente também fazem parte fazem parte do manifesto.

Abaixo, leia a carta na íntegra:

“A/C Sr. Zezé Perrella

Sufocados por tamanha indignação provocada pelas denúncias gravíssimas que envolvem os principais dirigentes da atual diretoria do Cruzeiro Esporte Clube, viemos lhe trazer uma imperiosa petição oficial.

Os indiscutíveis fatos – no mínimo – com fortes indícios de posturas em desconformidade com as normas do Cruzeiro Esporte Clube, estão a provocar um efeito colateral devastador, a sangria da imagem de um clube à beira de completar 100 anos de história. História essa, que até então, não possuía sequer um capítulo ligado a investigações policiais.

O tempo passa e estamos assistindo de forma omissa o escudo do Cruzeiro, o amor de sua torcida, a confiança de seus patrocinadores, a entrega de seu elenco e a vida honesta dos demais funcionários da Casa, tudo isso ser usado, aparentemente, como mecanismo de isolamento dos acusados das questões que precisam explicar. Com essa prática, tida como inadequada, há a colocação da instituição como inerte diante dos fatos narrados nos veículos de comunicação. Esse modus operandi, essa negativa em se afastarem voluntariamente para se defenderem sem prejudicar o clube, está causando um prejuízo mensurável de investimentos e imensurável do ponto de vista institucional.

Não há sombra de dúvidas quanto ao fato do Cruzeiro Esporte Clube estar sendo VÍTIMA de uma gestão que não tem se portado com atenção aos regulamentos internos, e aos preceitos legais correlatos.

Isso já é motivo clarividente para o imediato afastamento dos responsáveis por essa sangria, por essa covardia em usar a torcida e a imagem do Cruzeiro como escudo. O nosso estatuto, no seu Artigo 30, inciso III, diz claramente: “Será afastado imediatamente e se tornará inelegível, pelo período de no mínimo 5 (cinco) anos, o dirigente ou administrador que praticar o ato de gestão irregular ou temerária”.

Portanto, presidente Zezé Perrella, com firmeza, peticionamos: aplique o que manda o estatuto e encaminhe o afastamento de Wagner Pires de Sá e, consequentemente, de seus contratados Itair Machado e Sérgio Nonato, alvos de todas as denúncias que assombram nosso clube.

Está nas suas mãos a decisão de evitar uma tragédia, onde três pessoas prejudicarão nove milhões de torcedores e um clube inocente. Nós, e acreditamos, o senhor, não aceitaremos entrar para a história do Cruzeiro Esporte Clube como o Conselho Deliberativo que se encolheu, se acovardou e foi subserviente a destruição da instituição.

As gerações futuras das famílias de cruzeirenses, nas quais se incluem as nossas e a do senhor próprio, não nos perdoarão se o senhor permitir esse desfecho terrível para a nossa história.

Belo Horizonte, 31 de maio de 2019
Grupo Pró Cruzeiro Transparente”

*Folhapress

Leia também1 Seleção divulga numeração da Copa América, Jesus veste a 9
2 Conversas entre Flamengo e Jorge Jesus estão "avançadas"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.