Com pior ataque da elite, São Paulo encara o Bahia
Time luta para evitar queda nas oitavas de final da Copa do Brasil
Natalia Lopes - 29/05/2019 07h03

Com o pior ataque entre os times da Série A em 2019, o São Paulo enfrenta o Bahia nesta quarta-feira (29), a partir das 21h30, na Fonte Nova, com necessidade de vencer por dois gols de diferença para evitar queda nas oitavas de final da Copa do Brasil.
O clube perdeu o jogo de ida por 1 a 0, no Morumbi. Se vencer pela mesma diferença de gols em Salvador, a vaga será definida nos pênaltis.
Somando os gols feitos no Campeonato Paulista (17) e nas seis rodadas do Nacional (6), o São Paulo marcou 23 vezes, média de 0,85 gol por jogo. Nas duas partidas que realizou na Libertadores contra o Talleres (ARG) e no jogo de ida contra o Bahia, o time passou em branco.
Entre os clubes que disputam a elite do Nacional, a equipe do Morumbi é a que menos vezes vazou os goleiros rivais. Líder do Brasileiro, o Palmeiras marco 46 gols em 29 duelos em 2019 (1,58 por confronto). Com 61 gols, o Bahia é quem mais marcou.
QUEDA DE RENDIMENTO
Quarto colocado no Brasileiro, o São Paulo vem sofrendo com a queda de rendimento nas últimas partidas. Há três jogos sem marcar um gol, a equipe acumulou duas derrotas e um empate.
O último jogador são-paulino a balançar as redes foi o meia Hernanes, que fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza, no dia 12 de maio.
Após a derrota de domingo (26) para o Corinthians, o técnico Cuca conversou com os jogadores sobre o jejum.
O treinador espera, principalmente dos atletas mais experientes, tranquilidade para conseguir um resultado que mantenha a equipe na Copa do Brasil, torneio que o clube nunca conquistou.
Uma eliminação ainda nas oitavas implicaria em mais uma crise na temporada -a primeira foi a queda na pré-Libertadores, que culminou com a demissão do então técnico André Jardine.
Neste curto espaço de tempo entre o clássico contra o Corinthians e o jogo desta quarta, Cuca ainda procura a melhor formação para tornar a equipe efetiva do meio para frente. Nos dois últimos duelos contra o Bahia, ele testou Hernanes e Igor Gomes na função de criação.
Contra o Corinthians, Vitor Bueno, atleta recém-chegado ao clube, teve a missão de levar o time à frente, mas sentiu falta de ritmo de jogo.
Para piorar, Antony, 19, um dos destaque na armação das jogadas, está fora. Ele vai defender a seleção olímpica no Torneio de Toulon, na França, e desfalca a equipe em mais três rodadas do Brasileiro.
SECA DE GOLS
A seca de gols joga luz também sobre o atacante Alexandre Pato, que marcou apenas uma vez em seis partidas que disputou.
– Sei que preciso melhorar, não estou 100% fisicamente, mas estou tentando fazer o melhor – declarou após a recente derrota em Itaquera.
À procura de um parceiro ideal, Cuca já testou o jovem Toró na frente. Em Salvador, estuda ainda a possibilidade de colocar Éverton mais aberto. Biro Biro pode ser opção entre os titulares.
BAHIA
Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore, Douglas Augusto e Ramires (Elton); Artur, Gilberto e Élber. T.: Roger Machado
SÃO PAULO
Tiago Volpi; Igor Vinícius, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Hudson, Tchê Tchê e Hernanes; Everton, Toró e Alexandre Pato. T.: Cuca
Estádio: Fonte Nova, em Salvador
Horário: 21h30 desta quarta
Juiz: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
TV: Globo e SporTV
*Folhapress
Leia também1 Neymar deixa treino da Seleção Brasileira mancando
2 Amigo de Neymar, Daniel Alves tenta liderar Seleção
3 Restante do Conselho Fiscal do Cruzeiro renuncia ao cargo