Leia também:
X Polícia faz buscas no Barcelona e prende ex-presidente do clube

CBF defende volta de torcida só após vacinação em massa

Estádios completaram um ano sem receber público

Gabriela Doria - 01/03/2021 16h46 | atualizado em 01/03/2021 17h12

CBF defende volta de torcida aos estádio somente após vacinação em massa Foto: Divulgação

Quem sonha em voltar aos estádios para acompanhar de perto um jogo vai precisar primeiro pensar na carteirinha de vacinação e só depois poderá se preocupar em comprar o ingresso.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) defende que o público só retorne nas competições nacionais, depois que a população for imunizada contra a Covid-19. Por isso, apesar da temporada 2021 de futebol ter começado no último fim de semana, as restrições impostas desde o ano passado vão continuar por tempo indeterminado.

A CBF tem feito reuniões semanais com representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) para discutir as condições da pandemia e os protocolos de segurança. A posição no momento é de que os torneios organizados pela entidade continuem sem a presença de público por enquanto, para evitar o risco de contágio com aglomerações.

– Hoje não é possível se falar disso [de volta da torcida]. O movimento é exatamente ao contrário, com vários estados e municípios em lockdown. A volta do público é algo que, na nossa avaliação, está muito acoplado à vacinação – disse o secretário geral da CBF Walter Feldman, que também é médico.

Desde março do ano passado, não há jogos nas principais competições do Brasil, com a venda de ingressos ao público. Em janeiro, a final da Copa Libertadores reuniu cerca de 5 mil pessoas no Maracanã, mas todas estiveram presentes como convidadas de clubes, de entidades e de patrocinadores. Para os times, a falta de bilheteria tem causado prejuízos enormes. Um estudo recente da consultoria Sports Value estima que os clubes fecharam o último ano com receitas até 46% menores em relação a 2019.

Para diminuir o impacto financeiro, a CBF liberou no ano passado uma linha de crédito de R$ 100 milhões. Não estão descartadas para o futuro próximo novas contribuições. Mas é certo que os estádios vão demorar a reabrir.

– Precisamos da vacina ou, então, de uma queda absurda da pandemia no que diz respeito aos índices de contaminação, ocupação de leitos e mortes. Mas não é isso que temos visto. Hoje não dá nem para conversar com uma autoridade estadual ou municipal sobre o retorno do público, porque vivemos um dos momentos de pico de toda a pandemia – afirmou Feldman.

Apesar da posição de esperar a vacinação para liberar a presença de público, a CBF não vai impedir caso alguma entidade estadual decida o contrário.

– Desde o início da pandemia, nós temos muito claro que os Campeonatos Estaduais são de responsabilidade das federações locais. A CBF não vai interferir – disse.

No entanto, os principais torneios regionais do país começaram nos últimos dias com os portões fechados dos estádios.

*Estadão

Leia também1 Octa! Flamengo perde para o São Paulo, mas conquista Brasileirão
2 Ibrahimovic critica LeBron James por opiniões sobre política
3 TJ-SP manda soltar homem que matou esposa por futebol
4 Pai de Alisson é achado morto após desaparecer em barragem
5 Jovem erra número e transfere R$ 1 mil para jogador de futebol

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.