Leia também:
X Diego Hypolito e Jojo Todynho cantarão hino em evento

Caso Neymar: Entenda tudo sobre a acusação de estupro

Jogador rebateu as acusações e disse que não cometeu nenhum crime

Henrique Gimenes - 04/06/2019 17h57 | atualizado em 10/06/2019 14h49

Neymar é acusado de estupro Foto: Ricardo Nogueira

No primeiro fim de semana de junho, uma notícia agitou o Brasil, a acusação de estupro cometida pela principal estrela da Seleção Brasileira de Futebol, Neymar. O caso agitou as redes sociais e gerou debates acalorados após o atleta publicar um vídeo em que nega ter cometido tal crime. Veja tudo o que se sabe até o momento;

ESTUPRO
Na sexta-feira (31), uma brasileira denunciou Neymar dizendo que foi estuprada por ele. O crime teria acontecido em um hotel em Paris. À polícia de São Paulo, a jovem disse que ficou com medo de prestar queixa em um país estrangeiro e deixou para registrar um boletim de ocorrência no Brasil. Ela afirmou que teria sido convidada pelo atacante e viajou para a capital da França no dia 15 de maio. De acordo com ela, ao chegar ao quarto do hotel, o atleta aparentava estar embrigado, se tornou agressivo e forçou uma relação sexual.

NEYMAR SE DEFENDE
Na noite de sábado (1º), o atleta utilizou sua conta do Instagram para rebater as acusações. Ele negou ter estuprado a jovem e disse que está sendo vítima de extorsão. Neymar também expôs as mensagens trocadas com a mulher, inclusive fotos intimas, o que gerou uma investigação paralela por parte da Polícia Civil do Rio de Janeiro. No domingo (2), policiais chegaram a ir até a Granja Comary, em Teresópolis, mas o atleta não estava. Após o vídeo, as conversas de Neymar se espalharam pelas redes sociais, assim como uma menção feita à cantora gospel Luma Elpídio. O atacante ganhou o apoio de seus companheiros de Seleção Brasileira.

LAUDO MÉDICO
Na segunda-feira (3), no entanto, o portal Uol obteve acesso ao laudo médico da jovem. Os exames mostraram que ela apresentava hematomas, problemas gástricos, perda de peso e sintomas de estresse pós-traumático. Os exames foram feitos seis dias depois do suposto abuso sexual. O documento trazia ainda detalhes do tratamento e imagens mostrando hematomas grandes e escuros na região das nádegas e das pernas. Uma das patrocinadoras do atleta, a empresa Nike anunciou que estava acompanhando o caso de perto. O técnico da Seleção Brasileira, Tite, também comentou a acusação e disse que não podia julgar o atacante.

INVESTIGAÇÃO
Ao mesmo tempo, a Polícia Civil do Rio de Janeiro chegou a marcar o depoimento de Neymar sobre a divulgação de fotos íntimas da mulher que o denunciou por estupro. A pena para o crime de divulgação de imagem de cena de nudez sem consentimento vai de um a cinco anos de prisão. Nesta terça-feira (4), entretanto, o depoimento acabou sendo adiado.

VINGANÇA?
Após a ampla divulgação da acusação, o ex-advogado da mulher, José Edgard da Cunha Bueno Filho, enviou uma carta à TV Globo dizendo que a jovem mudou sua versão inicial ao registrar o boletim de ocorrência. De acordo com ele, a relação teria sido consensual, mas Neymar acabou se tornando agressivo durante o ato.

A carta diz que inicialmente o crime seria de agressão, mas que “por raiva ou vingança” a jovem decidiu relatar que foi vítima de estupro. O advogado disse que a mudança poderia representar uma denúncia caluniosa e que seria melhor tentar um acordo. Às vésperas da Copa América, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, também garantiu que ele participará da competição. O atleta também ganhou um conselho da pastora Sarah Sheeva, defensora da castidade e de uma vida sexual de acordo com os preceitos bíblicos.

CONFORTO NA FÉ
Enquanto as investigações sobre o caso continuam, o atleta seguiu o conselho de sua mãe e decidiu buscar conforto em sua fé cristã. Em suas redes sociais, o atleta publicou uma série de versículos bíblicos. Entre as mensagens sagradas estão Isaías 55:8-9, João 14:27, Deuteronômio 31:8 e Josué 1:9. Neymar também postou o trecho de uma oração e mostrou a seus fãs que está lendo um livro religioso, Dez Homens da Bíblia – Como Deus Usou Pessoas Imperfeitas para Mudar o Mundo. No entanto, o atleta também enfrenta outras dificuldades. De acordo com o jornal espanhol As, o Real Madrid tirou o brasileiro de sua lista de prioridades após o episódio.

APOIO
Nesta quarta-feira (5), Neymar ganhou o apoio de uma personalidade ilustre, Jair Bolsonaro. Em suas redes sociais, o presidente disse que deve assistir a partida da Seleção Brasileira em Brasília e que pretende dar um abraço em Neymar neste “momento difícil” porque acredita nele. A declaração de Bolsonaro, no entanto, foi criticada. Outro que mostrou confiança em Neymar foi o presidente da (CBF), Rogério Caboclo, que disse acreditar na atuação do atleta na Copa América. Já a jovem que acusou Neymar de estupro pode ser intimada a depor. De acordo com a delegada que cuida do caso, a mulher não atendeu as notificações para comparecer à Delegacia de Defesa da Mulher.

SILÊNCIO QUEBRADO
O Caso Neymar ganhou novos capítulos na noite de quarta-feira (5). A RecordTV conseguiu um print de um vídeo mostrando uma briga entre o jogador e a mulher que o acusa. Algumas horas depois, o SBT mostrou uma entrevista exclusiva com a jovem, a modelo Najila Trindade. Na gravação, ele disse que foi agredida pelo atleta, afirmou que não estava atrás de dinheiro, mas sim de justiça e que era uma questão de honra. Ela ainda afirmou que Neymar teria ficado agressivo por ter que usar preservativo. No final da noite, um pedaço do vídeo se espalhou pelas redes sociais mostrando a modelo agredindo Neymar. O vídeo foi gravado em um segundo encontro.

TEMPESTADE
Com tudo isso acontecendo, Neymar aproveitou para agradecer o apoio que está recebendo. Em suas redes sociais, o atleta disse que nunca se sentiu tão amado. Momentos mais tarde, Neymar participou do amisto da Seleção Brasileira contra o Catar e acabou saindo de campo machucado aos 17 minutos do primeiro tempo. Mesmo sem a presença do astro, o Brasil venceu por 2 a 0. Mais tarde, Neymar recebeu um visitante especial no hospital, o presidente Jair Bolsonaro. No entanto, a lesão do atleta foi séria e ele acabou sendo cortado da Copa América. E para continuar as más notícias, a Mastercard decidiu suspender uma campanha para a Copa América que tem Neymar como garoto-propaganda. O caso também fez uma outra vítima. O repórter Mauro Naves acabou sendo suspendido da Globo após passar o contato do pai de Neymar ao ex-advogado de Najila Trindade, José Edgard Bueno. O episódio foi tratado pelo Jornal Nacional.

MAIS DECLARAÇÕES
Nesta quinta-feira (6), a modelo Najila Trindade voltou a ser notícia. Primeiro a Record conseguiu a informação de que a jovem teria agredido o ex-marido com uma faca em 2014. O caso também foi tratado pelas redes sociais. Usuários do Twitter acusaram a mulher de mentir por usuários do Twitter. Além disso, Najila pediu para adiar o depoimento que daria à polícia após afirmar que seu apartamento fora invadido. Entretanto, a dona do imóvel desmentiu a informação e disse que o empregada havia deixado a porta aberta. Ela ainda deu uma entrevista ao site Buzzfeed e disse que alguém pode mandar matá-la e dizer foi suicídio.

INVESTIGAÇÕES CONTINUAM
Enquanto as investigações sobre o suposto estupro continuam, o atleta compareceu à delegacia da Cidade da Polícia, no Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele foi ouvido no processo que apura a divulgação de imagens íntimas de Najila Trindade. De acordo com o jogador, seus assessores foram responsáveis e a divulgação foi um equívoco. Outra novidade foi o resultado do exame ao qual a modelo se submeteu no dia 31 de maio. Não ficou constatada nenhuma lesão nas partes íntimas da jovem.A repercussão do caso também gerou resultados inusitados. O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) apresentou um projeto de lei para endurecer as penas contra falsas denúncias de crime sexual. A proposta foi apelidada de “Lei Neymar da Penha”. O presidente Jair Bolsonaro voltou a se pronunciar sobre a acusação e disse que, pelo que viu, Neymar é inocente.

CONVERSAS
Na sexta-feira (7), dia em que Najila foi depor, o SBT liberou a entrevista completa dada pelo jovem à emissora. Na gravação, ela diz que Neymar a expôs de maneira ridícula. Além disso, a Record também exibiu conversas entre o atacante e a mulher que acusa. No primeiro deles, em formato de áudio, Najila pede para Neymar “ser homem” e assumir o que fez. A mensagem foi enviada depois que ela acusou o astro da Seleção Brasileira de estupro. Já o segundo é uma conversa de WhatsApp e mostra Neymar dizendo que a modelo tem culpa pelas marcas no corpo. Após o depoimento, a jovem passou mal e precisou ser carregada por seu advogado. Ela também considera que seu primeiro advogado cometeu um ato de traição.

PROVAS
Na noite de sexta-feira, a Record divulgou novas conversas entre a modelo e seu ex-advogado. No trecho, ela afirma que Neymar usa drogas e que teve vergonha de revelar o que aconteceu. Já no sábado (8), a polícia civil informou que, de acordo com Najila, o tablet em que estava o vídeo completo com a agressão cometida pelo atleta foi furtado. No mesmo dia, o novo advogado da modelo ameaçou deixar o caso se o vídeo não aparecesse. No domingo (9), o afastamento de Mauro Naves da Rede Globo voltou a ser notícia após a informação de que ele possuía vínculos comerciais com o ex-advogado de Najila. O ex-marido da mulher que acusa Neymar também falou sobre o caso ao Fantástico e disse que ela possui um comportamento neurótico.

*Atualizada dia 10/6 às 14h48

Leia também1 Mãe diz a Neymar: "Está na hora de voltar para Jesus"
2 Marília Mendonça questiona brincadeiras sobre Neymar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.