Leia também:
X Philippe Coutinho encontra fã em praia do Rio de Janeiro

Candidatura do Catar a Copa de 2022 boicotou adversárias

De acordo com jornal britânico, houve violação das normas da Fifa

Jade Nunes - 29/07/2018 16h38 | atualizado em 29/07/2018 16h57

O design de um dos estádios no Catar Foto: Divulgação

Os promotores da candidatura do Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022 violaram as normas da Fifa ao realizar operações encobertas a fim de sabotar as adversárias, publicou neste domingo (29) o jornal britânico The Sunday Times.

O periódico diz que teve acesso a documentos da equipe catariana que demonstram que foi contratada uma empresa de relações públicas e ex-agentes da CIA para que realizassem campanhas de propaganda negativa contra os concorrentes considerados mais fortes, os Estados Unidos e a Austrália.

As operações incluíram, por exemplo, recrutar pessoas influentes para que atacassem publicamente as candidaturas dos seus próprios países, para dar a impressão de que estas não tinham apoio em nível nacional, um dos requisitos para receber o evento, explicou o dominical.

The Sunday Times publicou anteriormente artigos que denunciavam a suposta corrupção da candidatura de Catar, como a propina paga pelo delegado catariano na Fifa, Mohammed bin Hammam. O dirigente acabou exonerado em uma investigação apoiada pela federação internacional.

O jornal considera que os documentos vazados agora envolvem diretamente o Catar a operações irregulares. Porém, em declarações coletadas pelo rotativo, o Comitê Supremo do país árabe encarregado do Mundial negou todas as alegações e lembrou que colaborou com a investigação da Fifa, além de ter cumprido estritamente com a legislação da organização.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Philippe Coutinho encontra fã em praia do Rio de Janeiro
2 Técnico Tite aceita continuar na Seleção Brasileira
3 Neymar está fora da lista dos indicados a melhor do mundo

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.