Leia também:
X Jogador pode ter que pagar multa por quebra de contrato

Brasil vence e vai às oitavas na Copa do Mundo feminina

Seleção derrotou a Itália com um gol

Ana Luiza Menezes - 18/06/2019 18h33

Marta celebra gol com outras jogadoras do Brasil Foto: EFE/TOLGA BOZOGLU

O Brasil venceu a Itália por 1 a 0 nesta terça (18) e garantiu sua passagem para as oitavas de final da Copa do Mundo da França. As próximas adversárias devem ser as francesas, no próxmo domingo.

Com o resultado, a seleção feminina chegou a 6 pontos e assegurou vaga entre as quatro melhores terceiras colocadas da fase de grupos -em duas das três chaves ainda em aberto, as terceiras alcançarão no máximo 3 pontos.

O jogo começou com pressão do time europeu. Aos 5 minutos, a meia Bonansea (dois gols no Mundial) já levou perigo ao gol de Bárbara. As brasileiras acordaram na marca dos 15 minutos, com um toque de letra de Debinha depois de escanteio cobrado por Marta -que, na jogada seguinte, por pouco não fez um gol olímpico.

Aos 27, Girelli abriu o placar para a Itália, mas em posição irregular. O gol foi anulado. As europeias voltaram a dominar o jogo nos minutos finais da primeira etapa, marcados por uma defesa espetacular da goleira brasileira após chute à queima-roupa de Bonansea.

O Brasil voltou mais forte após o intervalo e, pela primeira vez nesta Copa, com Marta na segunda etapa. Andressinha, que substituiu na partida a veterana Formiga, bússola do grupo, achou a trave em bela cobrança de falta aos 6. Pouco depois, a zagueira Kathellen, que acumulava falhas na defesa, cabeceou rente à trave.

Aos 29, Marta converteu pênalti sofrido por Debinha e tornou-se a maior artilheria da história das Copas, femininas ou masculinas, com 17 gols. Até então ela estava empatada com o alemão Miroslav Klose.

Apesar de contar com duas vitórias na primeira fase, o Brasil foi superado no saldo de gols pela Austrália, que venceu a Jamaica por 4 a 1, com quatro gols de Sam Kerr, e também chegou a seis pontos.

Com a terceira colocação, a provável oponente da seleção nas oitavas é a França, que vem de três vitórias na etapa de grupos. A definição depende das outras melhores terceiras colocadas. Outra adversária possível é a Alemanha, que venceu sua chave também com três triunfos.

BRASIL
Bárbara; Letícia (Poliana), Kathellen, Mônica e Tamires; Thaisa, Andressinha, Marta (Luana); Ludmila, Cristiane (Bia Zaneratto) e Debinha. T.: Oswaldo Alvarez

ITÁLIA
Laura Giuliani; Alia Guagni, Sara Gama, Elena Linari e Elisa Bartoli (Lisa Boattin); Aurora Galli, Manuela Giugliano e Valentina Cernoia; Valentina Giacinti (Valentina Bergamaschi), Cristiana Girelli (Ilaria Mauro) e Barbara Bonansea. T.: Milena Bertolini

Local: Stade du Hainaut, em Valenciennes (FRA)
Árbitra: Lucila Venegas (MEX)
Assistentes: Mayte Chavez (MEX) e Enedina Caudillo (MEX)
Cartões amarelos: Letícia e Kathellen; Elisa Bartoli
Gols: Marta, aos 28min do segundo tempo (BRA)

*Folhapress

Leia também1 Jogador pode ter que pagar multa por quebra de contrato
2 STJD nega anular resultado de Palmeiras e Botafogo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.