Atlético-MG repudia injúria racial cometida por torcedor
Ato aconteceu no mesmo dia em que brasileiros também foram vítima de racismo na Ucrânia
Paulo Moura - 11/11/2019 11h01 | atualizado em 11/11/2019 12h49

O Atlético-MG publicou um comunicado em repúdio a um torcedor que cometeu ato de injúria racial no domingo (10) durante confusão generalizada ocorrida no Mineirão, palco de clássico com o Cruzeiro, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em meio a uma discussão entre torcedores e membros da equipe de segurança contratada pelo estádio, um atleticano, que não teve a identidade revelada, disse, entre diversas ofensas, a um funcionário negro: “Olha a sua cor”. Em reação ao ato, o segurança respondeu: “Você é racista?”.
A situação foi registrada em vídeo, que foi publicado inicialmente pela Rádio 98FM. A repercussão negativa fez com que a diretoria do Atlético se manifestasse por meio das redes sociais horas após o clássico.
– O Clube Atlético Mineiro repudia veementemente qualquer ato de violência, incluindo racismo, injúria ou ofensa moral, seja no estádio ou fora dele. As diversas imagens que circulam em redes sociais são lamentáveis e devem ser objeto de rigorosa apuração – escreveu o clube.
O caso ocorreu no mesmo dia em que os atacantes brasileiros Dentinho e Taison foram alvos de ofensas racistas na Ucrânia, na partida do Shaktar Donetsk contra o Dínamo de Kiev, pelo campeonato local. Revoltado com os gritos da torcida do Dínamo, que era visitante e estava em menor número, Taison respondeu com um gesto ofensivo e chutou a bola na direção dos torcedores. Por causa disso, foi expulso. O jogador deixou o campo em lágrimas.
View this post on Instagram
Leia também1 Jogadores brasileiros sofrem racismo na Ucrânia
2 Record TV demite funcionário após ato racista em A Fazenda
3 Jogador do Ceará alega injúria racial de torcedores do Santos