Leia também:
X Tite anuncia convocados para dois próximos jogos da Seleção

Fumar será proibido nos espaços olímpicos de Tóquio

Regra antitabaco é muito mais restritiva que a lei já existente no Japão

Jade Nunes - 28/02/2019 14h50 | atualizado em 28/02/2019 18h50

Regra inclui cigarros eletrônicos e o tabaco aquecido Foto: USP Imagens

A organização dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, anunciou nesta quinta-feira (28) que será proibido fumar nos locais de competição e também nos arredores. A regra antitabaco é muito mais restritiva que a lei já existente no Japão.

Durante o megaevento não será possível fumar em nenhuma das instalações que receberão as competições, nem nas cobertas nem ao ar livre, nem nas áreas ao redor. Essa proibição também valerá para os cigarros eletrônicos e o tabaco aquecido.

O comitê organizador decidiu aplicar as restrições com base nas recomendações feitas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e com o objetivo de “proteger a saúde dos atletas e dos espectadores”, segundo explicou em comunicado.

A nota acrescenta que a edição de 2020 quer “deixar um legado de melhor saúde pública no Japão”, um dos países desenvolvidos mais permissivos com o tabaco e entre os piores classificados em políticas antitabaco pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Atualmente é permitido fumar em bares e restaurantes do país, enquanto é proibido na maioria dos espaços públicos, ao ar livre e na rua, exceto em pontos de fumantes.

A partir de 2020, uma nova legislação aprovada pelo governo japonês endurecerá levemente os requisitos para estabelecimentos comerciais onde se pode fumar, embora o alcance desta medida – 55% dos locais ficarão isentos de aplicá-la – tenha gerado dúvidas sobre a sua utilidade.

O governo de Tóquio decidiu aplicar, a partir de abril de 2020, uma ordem que proibirá fumar em todos os bares e restaurantes que contem com empregados (além do proprietário), o que significa que 84% dos estabelecimentos da capital ficarão livres da fumaça.

A política antitabaco de Tóquio para 2020 também será mais dura que as de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016), edições nas quais era proibido fumar dentro das instalações esportivas, mas com pontos de fumantes disponibilizados nos arredores.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Tite anuncia convocados para dois próximos jogos da Seleção
2 Prefeitura do RJ fecha Centro de Treinamento do Flamengo
3 Morre o jornalista esportivo Roberto Avallone, aos 72 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.