Leia também:
X Bombeiro é achado morto após fotografar barricada do tráfico

Fotos: Familiares e amigos vão ao velório de Isabel, do vôlei

A ex-atleta foi acometida pela síndrome aguda respiratória do adulto

Natalia Lopes - 17/11/2022 14h08 | atualizado em 17/11/2022 15h59

Isabel Salgado Arte: Pleno.News// Fotos: Webert Belicio/AgNews e Ricardo Stuckert (PT)

Nesta quinta-feira (17), acontece o velório de Isabel Salgado, um dos ícones do vôlei brasileiro. Isabel morreu nesta quarta (16), aos 62 anos. A cerimônia acontece na Capela Histórica do Crematório e Cemitério do Caju e teve presenças como o cantor Chico Buarque, a deputada Benedita da Silva e o ator Antônio Pitanga.

A ex-atleta foi acometida pela síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), uma condição clínica rara. Mãe dos atletas Maria Clara, Pedro e Carol Solberg, ela foi anunciada, na segunda (14), como membro do grupo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar de assuntos ligados ao Esporte.

Isabel chegou a ser internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas não resistiu. A Síndrome Aguda Respiratória do Adulto é uma condição em que há acúmulo de líquido nos pulmões, dificultando que o paciente absorva o oxigênio. O quadro geralmente é causado como consequência de outra doença, quando há comprometimento do pulmão.

Revelada pelo Flamengo, Isabel foi a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar na Europa, acertando com o Modena, da Itália, em 1980. Foi medalha de bronze com a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em Porto Rico, participando ainda das Olimpíada de 1980, em Moscou, e 1984, em Los Angeles.

Ao encerrar a sua trajetória nas quadras, ela se tornou nome importante do Brasil no vôlei de praia, ficando marcada pela parceria com Jackie Silva. Ao se aposentar das areias, trabalhou como técnica, chegando a treinar as filhas Maria Clara e Carol no vôlei de praia. Em 2016, Isabel foi escolhida como um dos nomes a carregar a tocha olímpica no Rio, sede dos Jogos naquele ano.

Leia também1 Nome cotado para direção-geral da PRF é gay e defende maconha
2 General adverte Barroso após ele chamar manifestante de "mané"
3 Hang: "Não basta censurarem, agora querem me prender?”
4 Bombeiro é achado morto após fotografar barricada do tráfico
5 Gleisi diz que o mercado é uma "vergonha": "Para de mimimi"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.