Leia também:
X Em meio a protestos, Colômbia deixa de sediar Copa América

Fifa considera realizar Copa do Mundo a cada dois anos

Estudo sobre a viabilidade do projeto foi aprovado por 166 votos contra 22

Pleno.News - 21/05/2021 15h21 | atualizado em 21/05/2021 15h55

fifa-780x397 copa do mundo
Proposta inclui tanto as seleções femininas quanto as masculinas Foto: Divulgação

A Fifa aprovou nesta sexta-feira (21), durante o seu 71º Congresso, realizado de maneira remota em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, um estudo de viabilidade sobre a realização da Copa do Mundo – tanto a masculina quanto a feminina – a cada dois anos. Não há um prazo determinado para tal documento ser concluído.

De acordo com o presidente Gianni Infantino, é necessário que os dirigentes futebolísticos tenham a cabeça aberta acerca do assunto.

– É uma maneira de promover o futebol. Há que se estudar o que podemos fazer para estimular o esporte. Devemos ter a mente aberta. Sabemos o que representa a Copa do Mundo. É necessário ver como se pode encaixar no calendário internacional, ver os métodos de classificação. Os torcedores querem ver partidas mais importantes. A prioridade será o esportivo, e não o comercial – disse.

O primeiro passo para essa ideia já foi dado: com 166 votos a favor e apenas 22 contra, o Congresso da Fifa aprovou nesta sexta-feira a proposta feita pela Federação de Futebol da Arábia Saudita de realizar um estudo sobre os impactos de realizar a Copa do Mundo a cada dois anos.

Infantino falou com algum entusiasmo sobre a ideia.

– Os clubes podem ganhar cinco ou seis títulos por ano. As seleções só podem ganhar um a cada quatro, ou a cada dois anos. E a maioria das seleções nem sequer se classifica para a Copa do Mundo – afirmou

Uma das primeiras ações de Infantino (que foi eleito em 2016 e reeleito em 2019) como presidente da Fifa foi aumentar o número de participantes das Copas do Mundo: a masculina, para 48 seleções, a partir de 2026; a feminina, para 32, a partir de 2023.

A ideia também já foi defendida publicamente pelo francês Arsène Wenger, ex-treinador do Arsenal e atual Chefe de Desenvolvimento Global da Fifa, no ano passado. Segundo ele, a celebração do torneio não está ligada ao tempo de espera, mas sim à sua imagem e competitividade. Wenger utilizou a Liga dos Campeões da Europa como exemplo; ela é disputada todo ano e, mesmo assim, continua consumida.

Desde a sua criação, em 1930, no Uruguai, a Copa do Mundo sempre foi disputada a cada quatro anos – com exceção às edições de 1942 e de 1948, que não foram disputadas devido à Segunda Guerra Mundial. A última edição, vencida pela França foi realizada em 2018, na Rússia, e a próxima ocorrerá em 2022, no Catar – pela primeira vez, o torneio será jogado nos últimos meses do ano, para amenizar o calor no Oriente Médio.

*Estadão

Leia também1 Globo é obrigada a pagar R$ 156 milhões por rescisão do Cariocão
2 Em meio a protestos, Colômbia deixa de sediar Copa América
3 Neymar se vacina contra Covid-19 na França: "Que felicidade"
4 Confederação Brasileira de Vôlei é alvo de operação por fraude
5 Sete pessoas são denunciadas pela morte de Maradona

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.