Leia também:
X Parlamento analisará entrada da Ucrânia na União Europeia

Federação retira Mundial masculino de vôlei da Rússia

Decisão ocorre após o ataque à Ucrânia

Henrique Gimenes - 01/03/2022 16h24 | atualizado em 02/03/2022 13h29

Mundial de vôlei não acontecerá na Rússia Foto: EFE/EPA/TANNEN MAURY

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou, nesta terça-feira (1º), que a Rússia não irá mais sediar o Campeonato Mundial masculino de vôlei. O evento estava marcado para ocorrer entre os meses de agosto e setembro.

A decisão ocorre após a invasão russa à Ucrânia. Com a medida, ainda não há uma nova sede para o evento.

– Depois da invasão militar da Rússia à Ucrânia, a FIVB permanece seriamente preocupada com a situação e com o povo ucraniano. O Conselho de Administração concluiu que seria impossível se preparar e organizar o Campeonato Mundial masculino na Rússia por conta da guerra. Assim, decidiu retirar da Rússia a organização da competição marcada para acontecer em agosto e setembro de 2022. A Federação de Vôlei russa e o Comitê Organizador foram informados. A FIVB vai procurar uma alternativa para receber a competição, para que times, atletas, árbitros e fãs tenham segurança e orgulho de participar em paz deste festival esportivo – disse a FIVB em comunicado.

O primeiro ataque da Rússia à Ucrânia ocorreu na madrugada do dia 24 de fevereiro. O anúncio da “operação militar no leste da Ucrânia” foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, em um discurso transmitido na televisão. De acordo com ele, o objetivo era “proteger as pessoas que são submetidas a abusos, genocídio de Kiev durante oito anos”, e, para isso, ele buscaria “desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia e levar à Justiça aqueles que cometeram vários crimes sangrentos contra pessoas pacíficas, incluindo cidadãos russos”.

Além de determinar que a Rússia não será mais a sede da competição, a FIVB ainda excluiu de competições seleções, árbitros, times e tudo mais que tenha relação com a Rússia e com Belarus.

Leia também1 Parlamento analisará entrada da Ucrânia na União Europeia
2 Zelensky revela conversa com Biden: 'Obrigado pelo seu apoio'
3 Presidente da Ucrânia faz apelo dramático ao Parlamento
4 Mais de 100 brasileiros saíram da Ucrânia, afirma Itamaraty
5 Após invasão à Ucrânia, preços do gás já subiram 25% na Europa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.