Leia também:
X Richard Luca, jogador do Santos, se batiza na Adalpha

Em meio a polêmicas, Tifanny renova contrato com o Bauru

Atleta transexual vai jogar na Superliga feminina de Vôlei por mais uma temporada

Henrique Gimenes - 10/04/2018 15h56 | atualizado em 12/04/2018 08h11

Apesar das polêmicas, Tifanny renova seu contrato com o Bauru Foto: Neide Carlos/Vôlei Bauru

O Vôlei Bauru anunciou, nesta terça-feira (10), que renovou o contrato com a atleta transexual Tifanny por mais uma temporada. A extensão do vínculo com a atleta acontece em meio a polêmicas sobre a presença de transexuais nos esportes.

Tifanny, de 33 anos, foi a principal jogadora do clube no última temporada, com 308 pontos marcados em 14 jogos. No entanto, o Bauru acabou sendo eliminado do torno nas quartas de final, ao perder para o Praia Clube.

Desde 2016, o Comitê Olímpico Internacional permite a participação de mulheres trans em competições femininas, desde que estejam com a testosterona controlada. Ainda assim, médicos chamam a atenção para a diferença biológica, e de força, entre homens e mulheres, mesmo para quem faz tratamento com hormônios.

Por conta da medida, diversas ex-atletas já fizeram críticas, como a ex-jogadora Ana Paula, que foi a primeira se posicionar contra a liberação de Tifanny. A bicampeã olímpica Sheilla também fez críticas. Da sociedade civil, o pastor Silas Malafaia foi um dos que se posicionou, na última semana, sobre a decisão do COI. Para ele, o melhor a fazer seria criar uma liga só para trans.

– Isso é uma aberração. Não tem respaldo científico. O cara não vira mulher 100%, continua com a força e o impulso de homem e infringindo às mulheres e elas caladas. Deus, acorda as mulheres brasileiras – apontou o pastor.

Leia também1 Lutadora transexual derrota homem em MMA
2 Tocha Olímpica passará por áreas castigadas por tsunamis

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.