Leia também:
X Medalhista de ouro na Rio 2016 morre aos 32 anos de idade

Cruzeiro defende Wallace: “Será perseguido eternamente?”

Clube criticou decisão do Comitê de Ética do COB

Pleno.News - 03/05/2023 22h08 | atualizado em 04/05/2023 11h29

Jogador Wallace de Souza Foto: EFE/José Méndez

O clube mineiro Sada Cruzeiro defendeu o jogador Wallace e criticou a decisão do Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que ampliou para cinco anos a suspensão do atleta. Wallace foi punido por causa de postagem em que sugeriu um tiro na cara no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são do Estadão.

Em comunicado divulgado, nesta quarta-feira (3), o Cruzeiro diz que recebeu a decisão dos conselheiros com “perplexidade” e “incredulidade”. O clube classificou a nova punição de “totalmente desproporcional e descabida” e alegou que ela é inconstitucional.

O texto foi divulgado um dia após a inédita decisão do Conselho de Ética do COB, que anunciou, na terça (2), punições.

Wallace estava suspenso desde abril e só poderia voltar a jogar nesta quarta. O Conselho de Ética, então, suspendeu a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) por seis meses; o presidente da CBV, Radamés Lattari Filho, por um ano de todas as atividades esportivas vinculadas ao COB.

O Conselho de Ética ainda recomendou que o Banco do Brasil e o Ministério do Esporte cortassem todos os repasses financeiros à CBV por seis meses.

Radamés é vice-presidente da CBV, mas comandava a entidade interinamente desde que o presidente Walter Pitombo Laranjeiras, o Toroca, se afastou do cargo em janeiro deste ano em decorrência de problemas de saúde. Agora, quem assume é Igor Ribeiro Dantas, presidente da Federação do Rio Grande do Norte.

O Conselho de Ética do COB também decidiu aumentar consideravelmente a pena de Wallace, que antes fora punido com 90 dias para clubes e em um ano em relação à Seleção Brasileira. Agora, o oposto, caso seja mantida a punição, pode encerrar sua carreira aos 35 anos, visto que está suspenso por cinco anos nos dois cenários. Outra sugestão do CECOB é para o Tribunal de Contas da União (TCU) fazer uma tomada de contas especial sobre os valores públicos federais investidos na CBV.

Leia a íntegra do comunicado do Cruzeiro:

Perplexidade, incredulidade. Não faltam adjetivos para a decisão do Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil – CECOB, divulgada nessa terça-feira, 02/05, com a suspensão do oposto Wallace para cinco anos. O clube colocou o atleta em quadra, no último domingo, na final da Superliga, amparado por decisões do Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD, e do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CBMA.

Wallace foi ilegalmente suspenso de forma cautelar, há quase três meses, e ficou de fora de 17 partidas oficiais. Depois, pelos meios legítimos, junto ao STJD, e com uma decisão do CBMA, o jogador foi liberado para atuar na sequência da Superliga.

Não bastasse a nova punição totalmente desproporcional e descabida ao atleta, que tanto fez pelo esporte brasileiro, o Conselho de Ética ainda suspendeu por seis meses a filiação da CBV ao Comitê Olímpico do Brasil – COB, determinando a suspensão do repasse de recursos à entidade.

Sob a constituição brasileira, a justiça desportiva é um órgão independente e suas decisões devem ser cumpridas. Ao ignorar a decisão do STJD do vôlei, órgão que, segundo o artigo 217 da Constituição Federal, é responsável por julgar as questões envolvendo disciplina e competição, o Conselho de Ética do COB se confere uma competência que não possui.

Não estamos em uma terra sem lei, em que se pode passar por cima de tudo e de todos. Que prevaleça o bom senso. A briga política entre instituições e de egos não pode prejudicar o esporte e todo o sistema do voleibol.

O Sada Cruzeiro, como clube formador e que há quase 17 anos vem trabalhando pelo desenvolvimento do vôlei brasileiro, se posiciona de forma contundente contra a decisão do CECOB.

E acredita que todos devem questionar essa decisão descabida, que extrapola as normas e competências previstas na lei. A sociedade precisa compreender o que está se passando, que é uma clara intervenção pública e política no esporte brasileiro.

Wallace cometeu um grande erro. Se desculpou e foi punido. Ele e toda a sua família sofreram pelo ato infeliz. E por causa de seu ato ele será perseguido eternamente?

O Sada Cruzeiro informa que tomará todas as medidas jurídicas cabíveis para proteção dos direitos do atleta.

Leia também1 Conselho de Ética do COB amplia para 5 anos punição de Wallace
2 Wallace celebra título e fala de post sobre Lula: "Me arrependi"
3 Wallace consegue liminar para jogar semifinal da Superliga
4 Wallace é suspenso por um ano da seleção por post sobre Lula
5 STJD arquiva processo contra Wallace por post sobre Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.