Leia também:
X Mion leva “bronca” de Justus em áudio sobre coronavírus

Canadá e Austrália anunciam que não vão à Olimpíada

Países se recusaram a participar da competição caso ela aconteça em julho deste ano

Paulo Moura - 23/03/2020 13h03

COI decidiu manter datas das Olimpíadas de Tóquio Foto: Divulgação

O Comitê Olímpico Australiano (AOC) decidiu, nesta segunda-feira (23), que não enviará atletas aos Jogos Olímpicos de Tóquio, se for mantida a realização neste ano, apesar da crise provocada pela propagação do novo coronavírus no planeta.

O órgão nacional realizou reunião do Comitê Executivo por teleconferência e seguiu os passos do Canadá, primeiro país que anunciou de maneira formal o boicote ao evento poliesportivo se, em quatro semanas, o COI mantiver as datas previstas, de 24 de julho a 9 de agosto.

– O AOC acredita que nossos atletas agora precisam priorizar a própria saúde e de quem os cerca – diz texto divulgado pelo comitê australiano.

Para o diretor-executivo do órgão, Matt Carroll, muitos esportistas locais estão no exterior, com restrição de viajar ou em situação que classificou como “insustentável”, por isso, informou que entrará em contato com todas as federações de modalidades, para explicar a decisão da Austrália de não ir aos Jogos.

– Agora, estamos em uma posição em que podemos planejar com maior certeza – garantiu o dirigente.

O chefe da missão australiana para o evento na capital do Japão, Ian Chesterman, revelou que a avaliação foi feita também junto com atletas de mais de 25 esportes, que também expuseram seus pontos de vista.

– Está claro que os Jogos não podem acontecer em julho. A atitude dos nossos esportistas sobre manter os treinos e a preparação é perfeita. Mas, a incerteza é forte demais para ele”, disse o representante do país da Oceania.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 COB se posiciona a favor de adiar Olimpíada de Tóquio
2 Passagem da chama olímpica acontece sem público
3 Comitê pede adiamento da Olimpíada devido ao Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.