Leia também:
X Gafe! Doria vai ao interior da PB e pergunta se alguém foi a Dubai

Câmara do RJ arquiva projeto de Carlos B. contra trans no esporte

Vereador queria impedir que trans participassem de competições em categorias diferentes de seu sexo de nascimento

Henrique Gimenes - 25/10/2021 15h50 | atualizado em 25/10/2021 16h48

Vereador Carlos Bolsonaro, do Rio de Janeiro Foto: Renan Olaz/CMRJ

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro arquivou um projeto apresentado pelo vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) que tinha por objetivo impedir que transexuais participassem de competições esportivas diferentes de seu sexo biológico que acontecessem na cidade. A informação foi dada pela coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

A ideia de Carlos era impedir que trans participassem de competições em categorias diferentes de seu sexo de nascimento, “já que a consequência prática dessa corrente de pensamento é o surgimento de homens tomando o espaço das mulheres nos esportes”.

O texto impediria a Prefeitura de autorizar eventos esportivos com pessoas trans em provas que não fossem referentes ao sexo biológico delas. Além disso, o pagamento de bolsas só poderia ser feito a atletas trans que disputassem nas mesmas condições.

O Projeto de Lei, no entanto, foi considerado inconstitucional pela equipe de consultoria e assessoramento legislativo da Câmara de Vereadores e, por isso, não pode tramitar na Casa. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (23), no Diário Oficial.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.