Leia também:
X Por atropelamento, Ramon é indiciado por homicídio culposo

Brasileiras ganham prêmio Fair Play das Olimpíadas de Tóquio

Atletas do skate park receberam premiação por consolar competidora que caiu

Pierre Borges - 29/12/2021 13h54 | atualizado em 29/12/2021 14h17

Yndiara Asp e Dora Varella
Skatistas brasileiras Yndiara Asp e Dora Varella Foto: EFE/EPA/FAZRY ISMAIL

As brasileiras Dora Varella e Yndiara Asp ganharam nesta quarta-feira (29), junto com todas as finalistas do skate park feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o prêmio de Fair Play das Olimpíadas realizadas neste ano no Japão. O reconhecimento do Comitê Internacional de Fair Play (CIFP, na sigla em inglês) foi dado pela reação das adversárias após a queda da japonesa Misugu Okamoto, na última manobra da volta que definiria a distribuição das medalhas.

Na disputa, Misugu Okamoto estava em quarto lugar na classificação e ainda não tinha acertado uma volta. Ela encarou a pressão e teve sucesso nas primeiras manobras, mas, na última delas, desequilibrou-se e caiu. A competidora saiu da pista visivelmente abalada e foi imediatamente cercada pelas demais finalistas, que a abraçaram para consolá-la.

Outras duas skatistas do Japão foram ao pódio. Sakura Yosozumi foi a campeã, com Kokona Hiraki conquistando a prata. A britânica Sky Brown ficou com a medalha de bronze. Dora Varella ficou com a sétima colocação, seguida por Yndiara Asp.

Além das cinco atletas, o prêmio também inclui a australiana Poppy Olsen e a americana Bryce Wettstein, que ergueram Misugu Okamoto nos ombros. O grupo superou outros 12 concorrentes para levar a premiação que reconhece o espírito esportivo nos Jogos Olímpicos desde Pequim-2008, na China. Um deles era a medalha de ouro dividida entre o italiano Gianmarco Tamberi e Mutaz Barshim, do Catar, na final do salto em altura masculino.

Na publicação da CIFP sobre a premiação, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, felicitou as vencedoras.

– Parabéns às atletas do skate. O prêmio de Fair Play é muito merecido. O esporte nos ensina a aspirar a excelência em todas as nossas atividades, a viver em paz, amizade e solidariedade com nossos vizinhos, a respeitar a nós mesmos e aos outros e a viver o espírito do jogo justo em tudo o que fazemos – disse.

Bach ressaltou ainda que “o esporte é mais do que apenas competição. É sempre sobre os valores do esporte e sobre levar esses ideais pelo mundo. Isso [foi] o que vimos em Tóquio-2020”.

Leia também1 Haddad revela ser responsável por união entre Lula e Alckmin
2 Réveillon no RJ tem gasto de R$ 15 milhões em fogos e balsas
3 Assistente virtual da Amazon propõe desafio mortal à criança
4 Nikolas Ferreira rebate O Globo sobre suposta dívida com a PUC
5 Queiroga: Bolsonaro "está ótimo" após contato com infectado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.