Leia também:
X CE: Ocupantes de helicóptero são roubados após pouso emergencial

Bicampeão de asa-delta morre ao cair de parapente no Rio

Philip Haegler saltou de rampa da Pedra Bonita, em São Conrado

Pleno.News - 21/11/2025 15h02 | atualizado em 21/11/2025 15h55

Bicampeão de asa-delta morre ao cair de parapente no Rio (Imagem ilustrativa) Foto: Pexels/ Pixabay

O bicampeão brasileiro de asa-delta, Philip Haegler, morreu, nesta quinta-feira (20), após pular de parapente, outra modalidade de esporte que também praticava, ao saltar de uma rampa da Pedra Bonita, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele tinha 59 anos de idade.

Quando já estava descendo, o parapente de Philip bateu numa asa-delta e ele se chocou com a cobertura de um prédio no 11º andar na Avenida Professor Mendes de Morais, e caiu desacordado no hall do prédio. Os bombeiros o levaram para o Hospital Municipal Miguel Couto, mas ele morreu ao chegar.

Em nota, a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), disse que “com o coração profundamente tocado, comunica com tristeza o falecimento de Philip Haegler, um dos nomes mais marcantes e queridos da nossa comunidade do voo livre”.

– Phil, como era conhecido por todos, carregava uma luz própria. Sempre de bom humor, disposto, generoso e com um brilho no olhar que só quem ama verdadeiramente o que faz consegue manter. Um piloto exemplar, bicampeão brasileiro de asa-delta, apaixonado também pelo parapente, modalidade que abraçou com entusiasmo e dominava com maestria. Sempre disputando no topo das competições, sempre respeitado pelo talento e pela postura.

A nota diz ainda que o piloto é “parte indissociável da história do voo livre no Brasil e que trajetória no esporte é dessas que viram referência e exemplo”.

Phil foi presidente da CBVL, e sua gestão foi marcada por avanços importantes, principalmente na área da segurança – tema ao qual sempre se dedicou com seriedade e comprometimento.

– Nos deixa não só um esportista brilhante, mas um ser humano especial, que inspirava pela leveza, pela ética e pela alegria de viver. Phil deixa um vazio imenso, mas também um legado eterno, de amor pelo voo, pela comunidade e pela vida – conclui.

O Clube São Conrado de Voo Livre também se manifestou sobre a morte de Phil.

– É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de um ícone do voo livre, ocorrido nesta data. Nossas mais sinceras condolências a família e amigos. Difícil encontrar palavras que possam expressar algum consolo. Philip Haegler, deixa um legado que jamais esqueceremos. Sua bondade e generosidade tocaram a vida de muitas pessoas. Ele será lembrado eternamente como nosso bicampeão brasileiro de asa-delta, que se apaixonou pelo parapente.

O Clube São Conrado de Voo Livre está com as operações fechadas neste final de semana, em respeito e à memória do piloto.

Nas redes sociais, vários amigos lamentaram o falecimento.

Em nota, A Polícia Civil informou que abriu inquérito para investigar a morte de Phil.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Kassab: Ratinho e Leite não serão candidatos caso Tarcísio concorra
2 Envolvido na morte de policial da Core é morto no Rio de Janeiro
3 Ecologistas criticam rascunho da COP30: "Inútil e fraco"
4 Incêndio grave atinge pavilhão da conferência COP30, em Belém
5 RJ: Sargento do Bope ferido em megaoperação recebe alta

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.