Leia também:
X Família denuncia situação de Djokovic: “Ele é um prisioneiro”

Austrália diz que Djokovic não é prisioneiro e que pode ir embora

Ministra do Interior afirmou que o atleta está livre para partir a qualquer momento, se desejar

Pleno.News - 07/01/2022 08h15 | atualizado em 07/01/2022 09h31

Tenista Novak Djokovic Foto: EFE/EPA/Alessandro Di Marco

O tenista número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, está livre para deixar o hotel na cidade de Melbourne, onde está detido desde quarta-feira (5) após o cancelamento de seu visto, e voltar ao seu país de origem, disse nesta quinta-feira (6) a ministra do Interior da Austrália, Karen Andrews.

Djokovic, que chegou a Melbourne na quarta-feira (5) à noite com uma isenção médica que lhe permitiria defender seu título do Aberto da Austrália sem precisar comprovar vacinação contra a Covid-19, está detido em um hotel administrado pelas autoridades de imigração, aguardando que a Justiça australiana trate, na segunda-feira (10), um recurso contra sua deportação.

– O Sr. Djokovic não está prisioneiro na Austrália porque ele está livre para partir a qualquer momento que decidir fazê-lo, e a Força de Fronteira certamente irá facilitar isso – disse Andrews em uma entrevista à emissora pública australiana ABC.

O comentário foi feito depois que o Ministério das Relações Exteriores sérvio apresentou um protesto formal, na quinta-feira (6), ao embaixador australiano na Sérvia, Daniel Emery, pelo “tratamento indecente” que o tenista está recebendo em Melbourne.

De acordo com um comunicado do governo, a Sérvia espera que Emery faça um esforço pessoal para que Djokovic obtenha acomodação adequada para um atleta de sua categoria enquanto aguarda a decisão do tribunal.

A Ministra do Interior australiana também defendeu a decisão das autoridades de imigração que concederam ao sérvio de 34 anos um visto e posteriormente o revogaram, uma vez que foi determinado, quando ele chegou ao país, que ele não tinha provas suficientes para demonstrar que atende aos requisitos impostos na Austrália em razão da pandemia Covid-19.

– É responsabilidade da pessoa garantir que tenha toda a documentação necessária para entrar na Austrália – completou Andrews.

*AE

Leia também1 Família denuncia situação de Djokovic: "Ele é um prisioneiro"
2 Decisão final sobre a deportação de Djokovic fica para 2ª feira
3 Jornal Nacional debocha do caso de visto negado para Djokovic
4 Sem vacina, Djokovic tem visto cancelado e deixará Austrália
5 Djokovic é barrado em aeroporto ao tentar entrar na Austrália

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.