Leia também:
X Fauci diz que vai se aposentar até fim do mandato de Biden

Atleta trans é indicada a prêmio de Mulher do Ano do esporte

Prêmio concedido por universidade gerou polêmica nos Estados Unidos

Monique Mello - 18/07/2022 16h15 | atualizado em 18/07/2022 17h34

Lia Thomas nasceu Will Thomas Foto: Reprodução/ESPN NCAA

Lia Thomas, atleta trans dos Estados Unidos, recebeu indicação ao prêmio Mulher do Ano pela Universidade da Pensilvânia. Nascido Will Thomas, a nadadora chegou a competir entre os homens por três anos, não tendo passado da posição 462 de 500 no ranking.

Thomas começou a despontar no esporte ao passar a competir com mulheres, quebrando vários recordes entre o sexo feminino. Em uma prova equivalente aos 200m livre aqui, do Brasil, por exemplo, Lia chegou a ficar com sete segundos de vantagem sobre a segunda colocada, considerados uma “eternidade” na categoria em questão.

A performance rendeu a Thomas o primeiro lugar no ranking, posição da qual estava bem aquém enquanto competia na categoria masculina.

– Não é a inclusão que leva a Ivy League a fazer ações como essa. É misoginia – e um desprezo absoluto pela verdade – criticou Abigail Schreier, autora norte-americana do livro Dano Irreversível: A Mania Transgênero Seduzindo Nossas Filhas.

Tom Fitton, presidente da Judicial Watch, chamou a indicação de um ataque direto às atletas femininas da Universidade da Pensilvânia. A ex-tenista Martina Navratilova disparou à universidade: “O que há de errado com vocês?”. A veterana do tênis foi criticada por sua posição, mas rebateu nas redes sociais.

– Então, eu deveria estar feliz que as mulheres biológicas estão sendo deixadas de lado quando se trata de esportes? – disparou.

O prêmio será entregue em janeiro de 2023 a 30 homenageadas escolhidas pelas universidades que integram a National Collegiate Athletic Association (NCAA).

Leia também1 Ex-trans se arrepende e critica transição de gênero em crianças
2 Estudante trans agride aluna por oposição ao uso de banheiro
3 Walter Casagrande estreia no UOL tecendo críticas à Globo
4 Jean Wyllys afirma que voltará ao Brasil caso Lula seja eleito
5 Mulher aparece dormindo na plateia do programa Encontro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.