Leia também:
X Luva de Pedreiro anuncia fim da carreira de influenciador

Atleta de rúgbi chama Elizabeth II de “cadela burra” e é suspensa

Caitlin Moran também recebeu multa de 25% sobre seu salário

Pleno.News - 14/09/2022 13h06 | atualizado em 14/09/2022 13h52

Caitlin Moran xingou a rainha Elizabeth II Foto: Reprodução/YouTube Hatch Macleay

A morte da rainha Elizabeth II na última quinta-feira (8) gerou divisões de opiniões sobre o legado e a trajetória da monarca. Um desses casos é o da atleta australiana Caitlin Moran, de origens indígenas, que celebrou a morte da rainha e a chamou de “cadela burra”.

A manifestação, feita nas redes sociais da atleta, foi apagada após oito horas, mas esteve tempo suficiente no ar para que causasse prejuízos para a jogadora. A liga nacional de rúgbi da Austrália (NRL) suspendeu a atleta. Foi o primeiro caso de uma punição extracampo dada pela organização da competição.

Apesar de ser um país independente, a Austrália faz parte da Comunidade Britânica. Consequentemente, Elizabeth II foi chefe de Estado e monarca da nação da Oceania por 70 anos. Por ter suas raízes ligadas aos povos originários da Austrália, Caitlin era contra a figura e a liderança da rainha.

– Hoje é um p*** bom dia, tio Luke (Luke Coombs, cantor americano de country) anuncia sua turnê e essa cadela burra morre. P*** sexta-feira feliz – postou a jogadora em suas redes sociais.

Antes de ter sua punição anunciada pela liga, Caitlin jogou no final de semana, na derrota do seu time, o Newcastle Knights, para o Sydney Roosters.

– A liga de rúgbi é um jogo inclusivo e tem um relacionamento forte e orgulhoso com muitas comunidades. Independentemente de quaisquer opiniões pessoais, todos os jogadores e oficiais devem aderir aos padrões profissionais esperados deles e, nesta ocasião, os comentários públicos feitos pela jogadora causaram danos ao jogo – afirmou a organização da competição em nota.

Técnico do Newcastle, Ronald Griffiths saiu em defesa de sua jogadora.

– A relação entre os povos indígenas e a monarquia é complicada. Se Caitlin fez algo, será investigado pela Unidade de Integridade e trabalharemos no processo – afirmou.

A liga decidiu suspender a atleta por uma partida, colocar uma multa de 25% sobre seu salário e irá submetê-la a um treinamento para uso adequado das redes sociais.

*AE

Leia também1 Príncipe Harry escreve carta aberta à rainha Elizabeth II
2 Bolsonaro será recebido pelo rei Charles III em Buckingham
3 Com ida de Bolsonaro a Londres, Pacheco assumirá a Presidência
4 Audiência de The Crown cresce 800% após morte de Elizabeth II
5 Rei Charles "vetou" Meghan em última visita de Harry à rainha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.