As 15 conquistas esportivas mais especiais do ano. Veja!
Lista tem Copa do Mundo, feito inédito no surfe e primeira mulher no Hall da Fama
Camille Dornelles - 23/12/2018 10h42 | atualizado em 27/12/2018 14h23
Neste sábado (22), o Real Madrid conquistou o título do Mundial de Clubes da Fifa, que aconteceu nos Emirados Árabes. Essa foi a última grande competição esportiva do ano, que foi marcado por conquistas. Aproveitando o clima de retrospectiva, o Pleno.News preparou uma lista relembrando os melhores momentos do esporte.
SUPER BOWL
O ano começa com uma partida internacional, o Super Bowl. A decisão do futebol americano (NFL) acontece em fevereiro nos Estados Unidos. Em 2018, o Philadelphia Eagles, que nunca havia vencido a disputa, derrotou o New England Patriots, seis vezes campeão.
O placar ficou em 44 a 33. O 52º Super Bowl aconteceu no dia 4 de fevereiro em Minneapolis, estado de Minnesota.
CAMPEÕES ESTADUAIS
Os campeonatos estaduais de futebol praticamente abrem as atividades esportivas do ano no Brasil. Confira abaixo a lista completa dos vencedores estaduais de 2018.
Campeonato Acreano – Campeão: Rio Branco
Campeonato Alagoano – Campeão: CSA
Campeonato Amapaense – Campeão: Ypiranga-AP
Campeonato Amazonense – Campeão: Manaus
Campeonato Baiano – Campeão: Bahia
Campeonato Brasiliense – Campeão: Sobradinho
Campeonato Capixaba – Campeão: Serra
Campeonato Carioca – Campeão: Botafogo
Campeonato Catarinense – Campeão: Figueirense
Campeonato Cearense – Campeão: Ceará
Campeonato Gaúcho – Campeão: Grêmio
Campeonato Goiano – Campeão: Goiás
Campeonato Maranhense – Campeão: Moto Clube
Campeonato Mato-Grossense – Campeão: Cuiabá
Campeonato Mineiro – Campeão: Cruzeiro
Campeonato Paraense – Campeão: Remo
Campeonato Paraibano – Campeão: Botafogo-PB
Campeonato Paranaense – Campeão: Atlético-PR
Campeonato Paulista – Campeão: Corinthians
Campeonato Pernambucano – Campeão: Náutico
Campeonato Piauiense – Campeão: Altos
Campeonato Potiguar – Campeão: ABC
Campeonato Rondoniense – Campeão: Real Ariqueme
Campeonato Roraimense – Campeão: São Raimundo-RR
Campeonato Sergipano – Campeão: Sergipe
Campeonato Sul-Mato-Grossense – Campeão: Operário-MS
Campeonato Tocantinense – Campeão: Palmas
NBA
O Golden State Warriors venceu o Cleveland Cavaliers e se tornou o time que mais venceu na tradicional competição de basquete dos Estados Unidos. A marca de 73 vitórias em uma temporada ultrapassou a do Chicago Bulls de 1995-1996. O jogador Kevin Durant (Golden State) foi eleito o melhor da competição.
COPA SUL-AMERICANA
Em uma final com recorde de público, o Clube Atlético Paranaense venceu o Junior Barranquilla e conquistou o título da Copa Sul-Americana de 2018. A vitória veio nos pênaltis, depois de um empate de 1 a 1. O time colombiano desperdiçou dois chutes e acabou em segundo lugar.
COPA DO MUNDO
A Copa do Mundo foi o maior evento esportivo do ano. O título ficou com a França, depois de evolução histórica. A seleção francesa conquistou o segundo título depois de vencer a Croácia na final. Essa, aliás, também fez história por ter ido para uma final do mundial.
A eliminação da Alemanha pelos sul-coreanos, a surpreendente ascensão da Bélgica e da Rússia, o primeiro gol do Panamá em Copas do Mundo, a artilharia de Kylian Mbappé e a ausência da Itália e da Holanda foram outros destaques dessa edição.
PRÊMIO FIFA
A brasileira Marta e o croata Luka Modric foram eleitos os melhores jogadores pela Fifa em 2018. Ele foi o capitão da seleção croata durante a Copa do Mundo, que teve desempenho histórico. Modric também conquistou a Bola de Ouro. Marta chegou ao sexto troféu e superou os craques Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
BOLA DE OURO
A Bola de Ouro foi outro título conquistado pelo croata Luka Modric em 2018.
PRIMEIRA MULHER NA CALÇADA DA FAMA
A jogadora brasileira Marta se tornou a primeira mulher a entrar para a Calçada da Fama do Estádio do Maracanã em 2018. Sua assinatura também entrou para o livro de honra do futebol.
COPA DO BRASIL
O Cruzeiro venceu a Copa do Brasil 2018 depois de derrotar o Corinthians por 2 a 1 em São Paulo. Foi o segundo título consecutivo do time mineiro no campeonato.
LIBERTADORES
A Libertadores 2018 ganhou destaque por um evento infeliz: a violência entre as torcidas que disputaram a final. Conflitos entre torcedores do Boca Juniors e do River Plate forçaram o adiamento da decisão duas vezes, que acabou acontecendo na Espanha.
Depois das confusões, o River Plate terminou com sua quarta Taça Libertadores após vencer o rival no estádio Santiago Bernabéu, do Real Madri.
FÓRMULA 1
O inglês Lewis Hamilton conquistou seu quinto campeonato na F1 pela Mercedes e foi considerado o melhor corredor do mundo na atualidade. Nessa temporada, ele se igualou com Ayrton Senna em poles positions.
CAMPEONATO BRASILEIRO
O Palmeiras conquistou o título de campeão do Brasileiro 2018. Após uma alavancada surpreendente no comando de Luiz Felipe Scolari, o clube paulista chegou ao seu 10º título na competição e se tornou o time que mais conquistou títulos nacionais na década (junto ao Cruzeiro).
RECORDE NA NATAÇÃO
No Mundial de Natação em Piscina Curta, o Brasil conquistou a medalha de ouro e bateu o recorde mundial na prova 4x200m com seis minutos, 46 seguros e 81 centésimos. A equipe era tida como uma das azaronas, mas desbancou a China, os Estados Unidos e a Rússia.
FEITO INÉDITO NO SURFE
O surfista Gabriel Medina conquistou o bicampeonato na Liga Mundial de Surfe em 2018. O título é histórico para o Brasil.
MUNDIAL DE CLUBES
O Real Madrid conquistou o título do Mundial de Clubes da Fifa, que aconteceu nos Emirados Árabes, entre os dias 12 e 22 de dezembro.
Leia também1 Relembre a trajetória de Pelé nos 78 anos do rei do futebol
2 Brasil quebra recorde e leva medalha de ouro na natação
3 Empresa da Copa de 2022 não paga funcionários e é acusada