Leia também:
X Futebol brasileiro pode voltar no fim de junho, diz CBF

Apoio psicológico: Atletas precisarão de preparo mental

O novo normal no mundo esportivo passará por apoio psicológico para que atletas voltem ao ritmo

Camille Dornelles - 20/05/2020 15h46

Grêmio e Flamengo empatam em jogo de ida da semifinal da Libertadores Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O mundo do esporte, que não escapou das mudanças por causa da pandemia, vem debatendo os melhores rumos a serem tomados para o retorno dos atletas a treinos e competições.

O choque psicológico que os atletas poderão sofrer na volta ao trabalho após várias semanas em confinamento é um dos possíveis obstáculos desse “novo normal”.

Ao Pleno.News, o comentarista esportivo Sergio du Bocage afirma que os esportistas terão que enfrentar as vantagens e desvantagens psicológicas deste momento de hiato.

– Para os atletas, há os dois lados da moeda. Já se sabe que quem estava suspenso por algum motivo ganhou um ano e poderá disputar as competições. Os Jogos Olímpicos, por exemplo. Outros estarão um ano mais velhos para as disputas adiadas, o que é negativo. Acho que alguns vão acabar se aposentando antes de ter o “torneio de despedida”. Mas todas essas situações tem que ser trabalhadas na cabeça dos atletas – declarou.

Jornalista esportivo Sergio du Bocage avalia situação do esporte na pandemia Foto: Divulgação

Sujeitos a certos hábitos, os atletas devem reforçar o preparo mental para retomar a antiga rotina ou a mais perto possível do que ela era. O psicólogo esportivo espanhol Oriol Mercadé, doutor em Ciências do Esporte e Saúde pela Universidade Ramon Llull (Barcelona) declarou, segundo a agência de notícias internacionais Efe, que os atletas terão que combater uma espécie de “jet lag”.

O cérebro se acostumou a vaguear sem nenhum tipo de foco

– Será difícil colocar o corpo e a mente em foco de novo. É muito diferente fazer um treinamento todos os dias do que assistir Netflix e conversar pelo Whatsapp. É muito custoso. Eles vão achar difícil focar no que o treinador está dizendo ou na ação. O cérebro se acostumou a vaguear sem nenhum tipo de foco – disse ao portal internacional.

Jogos Olímpicos sofrem incerteza sobre presença de atletas

Para o especialista, preparar psicologicamente os atletas antes de retomarem as atividades poderia ser muito útil. Fazer “visualizações” ou “controle do pensamento” após uma quebra completa da rotina os ajudaria a voltar ao trabalho de uma só vez.

– Eles já pensam em entrar na academia ou em chutar uma bola. Durante este mês, eu os treinei para fazer um trabalho mental de imaginação, e agora estamos em execução. Eles têm que fechar os olhos como se fosse quase uma hipnose, fazer a prática guiada. Quando fazem isso, o corpo é como se tivesse sido treinado, e será mais fácil recuperar as sensações do que os 98% dos atletas que pulam na piscina sem ter feito esse processo anterior – analisou.

Leia também1 Covid19: Veja lista de famosos que fizeram doações
2 Conmebol: Libertadores pode acabar só em janeiro de 2021
3 Itália libera treinos em grupo de clubes a partir do dia 18

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.