Leia também:
X Mestre do Sabor chega ao fim com baixa audiência

Veja outros títulos da Netflix que zombam de Deus e da fé

Especial de Natal do Porta dos Fundos foi um dos grandes causadores de polêmica este ano

Rafael Ramos - 26/12/2019 12h37 | atualizado em 26/12/2019 12h40

Outras produções Netflix já zombaram de Deus e da fé Arte: Pleno.News

A Netflix se tornou alvo de uma verdadeira onda de boicotes após a exibição do polêmico A Primeira Tentação de Cristo, especial de Natal do Porta dos Fundos lançado pela plataforma de streaming. Na história encabeçada pela trupe de Fábio Porchat e Gregório Duvivier, Cristo é colocado como um homem gay e que questiona sua missão na terra.

O longa, que foi tido como uma forma de intolerância religiosa com a fé cristã, gerou críticas até mesmo fora do Brasil. Um grupo de ativistas cristãos na Polônia se uniu ao protesto de diversos brasileiros e estamparam uma campanha pedindo o boicote à plataforma. Membros da Associação Nacional dos Juristas Islâmicos (Anaji) também se posicionaram contra o filme.

Com a grande repercussão do especial de Natal, a Netflix já renovou contrato com o Porta dos Fundos para mais uma produção. A sede da produtora de Porchat, no Rio de Janeiro, inclusive foi alvo de um ataque a bomba por parte de um grupo de integralistas.

Entretanto, essa não foi a primeira e, pelo visto, não será a última produção da empresa que zomba de Deus e da fé cristã. Confira a seguir outros títulos no catálogo da plataforma que polemizam com conteúdos que ofendem a religião.

SE BEBER, NÃO CEIE
Em 2018, o Porta dos Fundos e a Netflix lançaram uma sátira bíblica onde os apóstolos acordavam após uma ressaca durante a última Ceia sem saber do paradeiro do Messias. O filme, que recebeu o Emmy Internacional de Melhor Comédia, foi inspirado no longa Se Beber, Não Case, de 2009.

Se Beber, Não Ceie foi o primeiro projeto entre Netflix e Porta dos Fundos Foto: Reprodução

NINGUÉM TÁ OLHANDO
Criada por Daniel Rezende (Turma da Mônica: Laços e Bingo), a série de comédia mostra um departamento de anjos da guarda bastante atrapalhados em sua missão de proteger a humanidade. Uma das anjas vivida por Júlia Rabello, que já foi integrante do Porta dos Fundos, se mostra bastante irritada e não se cansa de soltar palavrões quando perde a paciência com os subalternos.

Série de comédia traz anja desbocada Foto: Reprodução

HOUSE OF CARDS
Estrelada por Kevin Spacey, a série política mostra a ascensão do congressista Frank Underwood (Spacey) ao posto de presidente dos Estados Unidos. Em um dos episódios da terceira temporada, Frank visita uma igreja católica e questiona sobre a justiça de Deus. Ao ficar sozinho, ele se aproxima da imagem de Cristo e cospe no rosto da estátua. Ao tentar limpar a imagem, ele acaba a derrubando e quebrando o artefato.

Frank Underwood (Kevin Spacey) cuspiu em uma imagem de Cristo Foto: Reprodução

O MUNDO SOMBRIO DE SABRINA
A nova adaptação das histórias da bruxinha adolescente ganharam um teor mais obscuro nessa produção protagonizada por Kiernan Shipka, de 20 anos. Com a promessa de uma terceira parte, que chega em janeiro de 2020, a série enaltece Satanás como verdadeiro senhor do mundo e sempre se refere a Deus como uma falsa divindade.

Deus é tido como falso na série da bruxa adolescente Foto: Reprodução

LÚCIFER
Vivido por Tom Ellis, o personagem título da série, que conta com quatro temporadas, traz um diabo seduzente e bom camarada. Em alguns episódios, Lúcifer é colocado como um filho injustiçado de Deus e até mesmo Caim e Eva já aparecerem na história, interpretados respectivamente por Tom Welling e Inbar Lavi.

Tom Ellis vive um diabo carismático e sedutor Foto: Reprodução

CONSTANTINE
No filme lançado em 2005 e adaptado das HQs do selo Vertigo, da DC Comics, Keanu Reeves dá vida ao caçador de demônios que dá título ao longa dirigido pelo austríaco Francis Lawrence. A história mostra o anjo Gabriel (Tilda Swinton), sempre visto na Bíblia como um ser mensageiro da palavra de Deus, se aliando ao filho do próprio Satanás (Peter Stormare) para trazer o caos sobre a terra.

Keanu Reeves deu vida ao caçador de demônios da DC Foto: Reprodução

OS SIMPSONS
Além de sempre zombar da fé de seu vizinho Ned Flanders, o protagonista Homer Simpson já apareceu caçoando e até negando o próprio Deus na animação sobre a famosa família amarela de Springfield. Em um dos episódios, os criadores criticaram o comércio da fé ao transformar a igreja da cidade praticamente em um shopping e até já mostraram uma tentativa de Bart Simpsons fazer um pacto com Lúcifer.

Cristão, Ned Flanders tem sua fé zombada na animação Foto: Reprodução

SOUTH PARK
Não é só a fé cristã que serve como material para zombarias e paródias nos desenhos. Em 2010, o controverso desenho precisou censurar piadas a Maomé em um de seus episódios. Um grupo islâmico chegou a ameaçar os criadores Matt Stone e Trey Parker caso o episódio fosse ao ar.

Várias religiões já foram alvo do escárnio da série animada Foto: Reprodução

FAMILY GUY
Também conhecido como Uma Família da Pesada, a animação inspirada em Os Simpsons caçoou da fé muçulmana ao mostrar o protagonista Peter Griffin passando por uma lavagem cerebral para se tornar um terrorista e explodir os Estados Unidos.

Os muçulmanos já foram satirizados no desenho animado Foto: Reprodução

RICK & MORTY
O desenho animado estrelado por um avô desbocado e seu neto inseguro já foi alvo de diversas polêmicas por suas piadas com teor sexual e preconceituoso. Na história, Rick se considera ateu e diz que Deus não existe, além de sempre reforçar a ideia de que a religião não passa de uma perda de tempo.

Ateu, Rick (de jaleco) sofre de um complexo de Deus Foto: Reprodução

Leia também1 Cauê Moura zomba de Jesus e pastor Yago Martins repudia
2 Grupo integralista assume atentado ao Porta dos Fundos
3 Líderes evangélicos entram com ação contra a Netflix

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.