Leia também:
X Turma da Mônica lança aplicativo para baixar gibis

Veja! 10 séries que exploram os bastidores da política

Corrupção, assassinato e brigas marcam as histórias que parecem ser tiradas das páginas dos jornais

Pleno.News - 18/10/2018 10h27 | atualizado em 18/10/2018 12h58

Séries de TV mostram os bastidores da política Arte: Pleno.News

Há quem diga que a vida real é pior que a ficção. E o cenário político brasileiro trouxe reviravoltas que parecem ter sido tiradas das mentes mais criativas do mundo das séries. Se você deseja fugir um pouco dessa realidade ou é daqueles que gostam do assunto, o Pleno.News separou dez séries dignas de maratona para os amantes da política.

HOUSE OF CARDS
Não dá para falar de política sem lembrar do congressista Frank Underwood, brilhantemente interpretado por Kevin Spacey. Com seu jeito sedutor, o político galgou degrau por degrau até chegar ao poder máximo nos Estados Unidos. Em 2017, a série até ironizou o Brasil quando áudios gravados pelos donos da JBS revelaram que o presidente Michel Temer pagou pelo silêncio do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

A caminhada de Frank Underwood até a Casa Branca é o tema central de House of Cards Foto: David Giesbrecht/Netflix

SCANDAL
Criada por Shonda Rimes, o seriado mostra a exaustiva missão de Olivia Pope (Kerry Washington) em gerenciar as crises na Casa Branca. Scandal é uma boa pedida para os profissionais de comunicação que têm interesse pelo assunto. Traições, armações, assassinatos, uma organização secreta dentro do país, uma família complicada e um caso com o presidente americano são só alguns dos contratempos que a protagonista precisa encarar ao longo das sete temporadas.

Olivia Pope precisa gerenciar as crises dentro da Casa Branca Foto: Reprodução

DESIGNATED SURVIVOR
E se do dia para noite você se tornasse o presidente dos Estado Unidos? Foi exatamente o que aconteceu com o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Tom Kirkman. Isso ocorreu após um atentado que matou o presidente, o vice e os demais membros do Gabinete. Sem qualquer experiência para gerir o país, Tom precisa ganhar a confiança dos cidadãos e dos membros da Casa Branca. Kirkman é interpretado por Kiefer Sutherland, o eterno Jack Bauer de 24 Horas.

Tom Kirkman precisa assumir a presidência do Estados Unidos do dia para a noite Foto: Ben Mark Holzberg/ABC

HOMELAND
O andamento de uma investigação contra terrorismo é o cerne dessa produção estrelada por Clarie Danes e Damian Lewis. Clarie é a oficial de operações da CIA Carrie Mathison, envolvida na investigação do sargento Nicholas Brody (Damian). Ele foi prisioneiro da Al-Qaeda e há suspeitas de que tenha se convertido ao grupo terrorista. As desconfianças aumentam ainda mais depois que Brody é convidado para ingressar no Congresso Nacional.

Damian Lewis dá vida ao sargento Nicholas Brody, suspeito de terrorismo em Homeland Foto: Divulgação

VEEP
Com um tom mais leve, a comédia mostra as confusões envolvendo a vice-presidente Selina Meyer (Julia Louis-Dreyfus). Ela precisa assumir a Casa Branca devido ao estado de saúde do presidente. Totalmente despreparada para o cargo, Selina precisa suar a camisa para sobreviver às intrigas enquanto tenta se manter em sua cadeira presidencial.

Julia Louis-Dreyfus é a vice-presidente dos Estados Unidos, Selina Meyer Foto: Divulgação

MARSEILLE
Marseille é uma espécie de House of Cards da França. Nela, o ator Gérard Depardieu é o prefeito Robert Taro. No poder há 25 anos, ele vai enfrentar Lucas Barres (Benoît Magimel) nas eleições, seu antigo afilhado político. Para se manter no poder, Toro precisa contornar a corrupção da cidade e as pessoas dissimuladas.

Gérard Depardieu é o prefeito de uma cidade francesa Foto: Divulgação

THE CROWN
A trajetória da Rainha Elizabeth II é a matéria-prima dos 20 episódios lançados até agora pela Netflix. Em duas temporadas, a série britânica começa com o casamento da mãe do príncipe Charles e a ideia é que siga até os dias atuais. Com figuras reais da vida da rainha, The Crown mostrou o príncipe Philip e até o pastor Billy Graham. A reconstrução da época e a atuação de Clarie Foy são alguns dos pontos positivos da obra.

Claire Foy interpreta a Rainha Elizabeth II na série da Netflix Foto: Divulgação

GAME OF THRONES
A adaptação dos livros de George R.R. Martin é uma perfeita alegoria da sociedade atual. A história se passa na terra de Westeros, onde 13 famílias brigam para conquistar o Trono de Ferro. Não faltam meios dos mais perversos possíveis para isso. Podemos citar o envenenar do filho de uma das principais rivais e a explosão de uma igreja inteira.

Jon Snow é um dos personagens que disputam o Trono de Ferro Foto: Divulgação

BLACK MIRROR
A série britânica discute as implicações da tecnologia na sociedade humana. Com quatro temporadas, a produção aborda os mais variados temas. No episódio Momento Waldo, o produtor Charlie Brooker discute como a massa pode ser facilmente manipulada. E isso é representado por Waldo, um urso azul feito em animação. O personagem de um programa de TV concorre às eleições após ridicularizar um representante do partido conservador na frente das pessoas. Com um humor ácido, o urso ganha a popularidade do público e dispara nas pesquisas.

O urso azul Waldo concorre às eleições contra um candidato conservador Foto: Divulgação

O MECANISMO
Estrelada por Selton Mello e dirigida por José Padilha, a série é inspirada na Operação Lava Jato. A produção gerou polêmica e a ex-presidente Dilma chegou a acusar Padilha de distorcer a realidade. A Netflix fechou uma segunda temporada e anunciou que a história pode trazer personagens inspirados no presidente Michel Temer e no ex-governador Sergio Cabral.

Série brasileira da Netflix foi baseada nas investigações da Lava Jato Foto: Divulgação

Leia também1 TSE lança página para combater notícias falsas
2 Veja o que aconteceu nestes 30 dias após ataque a Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.