Leia também:
X Lucas Lucco aparece machucado em hospital: “Bebi demais”

Tiago Abravanel pergunta o que é ‘financiamento estudantil’

Cantor virou alvo de críticas por desconhecer o programa do MEC

Monique Mello - 06/02/2022 12h03 | atualizado em 07/02/2022 12h37

Tiago Abravanel no BBB 22 Foto: Reprodução/Globoplay

Na manhã deste domingo (6), enquanto os outros participantes do BBB 22 dormiam, uma conversa entre Tiago Abravanel e Jessilane Alves chamou a atenção de internautas. Jessilane, que é professora, contava sobre sua trajetória profissional e estudantil, bem como sobre suas dificuldades.

Ao falar que recorreu ao financiamento estudantil para se formar na universidade, Jessi foi questionada por Tiago sobre o que é o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

– Velho, então eu vou fazer financiamento estudantil. Fiz o financiamento estudantil numa faculdade particular, mas, no curso que eu queria, que é biologia, né – contou a professora sobre não conseguir vagas em instituições públicas.

– O que é o financiamento estudantil? […] Já ouvi falar, mas conta – indagou o cantor.

A declaração de Abravanel foi o suficiente para render críticas ao neto de Silvio Santos nas redes sociais.

– Claro que o Tiago não sabe o que é Fies… Nunca foi pobre – afirmou um internauta.

– Tudo bem ele não precisar do Fies, mas não saber o que é? Um dos principais programas do governo voltado pra educação. E o cara paga de politizado, conscientizado – apontou outro.

O QUE É O FIES?
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento a estudantes em cursos superiores pagos. O benefício é ofertado por instituições de educação superior particulares aderentes ao programa e que tenham avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Fies é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Todas as operações do processo seletivo, da adesão das instituições de ensino e inscrição dos estudantes à divulgação dos resultados e entrevistas, são realizadas pela internet.

Muitos estudantes se encontram em débito com a União, por não conseguirem quitar os valores. Em 30 de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória que facilita a renegociação.

Dentre as facilidades está o parcelamento das dívidas em até 150 meses, com redução de 100% dos encargos moratórios e concessão de 12% de desconto sobre o saldo devedor para o estudante que fizer a quitação integral da dívida.

Leia também1 Tiago Abravanel sobre Silvio Santos: "Conexão nunca existiu"
2 'Com você até o fim', diz mãe de Tiago Abravanel após desabafo
3 Silvio Santos aparece no BBB após Tiago vencer prova do líder
4 BBB: Jessilane é aprovada em concurso para professor substituto
5 Lucas Lucco aparece machucado em hospital: "Bebi demais"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.