Leia também:
X De férias, Dudu Azevedo curte a neve com a família

Série Jezabel: O que a Bíblia diz sobre a rainha má?

Produção da Record TV estreia na próxima semana no lugar da novela Jesus

Rafael Ramos - 09/04/2019 14h17 | atualizado em 10/04/2019 08h52

Jezabel será interpretada por Lidi Lisboa na tela da Record TV Foto: Reprodução

Protagonista da próxima superprodução bíblica da Record TV, Jezabel é tratada nas Sagradas Escrituras como a rainha responsável por instaurar o culto a Baal no meio do povo de Israel. A primeira menção à rainha na Bíblia está em I Reis 16.31, que a apresenta como filha do rei fenício Etbaal. Ela se casou com Acabe, rei de Israel (873–852 a.C), como forma de forjar uma aliança entre os dois povos. Os dois tiveram dois filhos – Ocozias e Jorão, que reinaram em Israel após a morte de Acabe – e uma filha chamada Atália.

Jezabel obteve forte influência sobre os israelitas. Sua autoridade superava a dos próprios rabinos e sacerdotes. Manipuladora, ela tinha 400 profetas de Baal e 450 profetas de Achera, a deusa fenícia da fertilidade, sob sua proteção. Em seu encalço, o profeta Elias foi o enviado de Deus para desafiar a autoridade da tirana. No texto de I Reis 18, Elias desafia os profetas de Jezabel a provarem quem é o verdadeiro Deus. O profeta sai vencedor e vira alvo da ira da monarca.

FIM TRÁGICO
Em I Reis 21:23,24, Elias prediz o fim de Jezabel. No texto, o profeta declara que “os cães devorarão Jezabel junto ao muro de Jezreel. Os que pertencem a Acabe e que morrerem na cidade, os cães comerão, e as aves do céu se alimentarão dos que morrerem no campo”.

O presságio se cumpre no texto de II Reis 9 quando Jeú, comandante do exército de Israel, lidera uma revolta contra a família real. Sabendo da invasão, Jezabel pinta os olhos, arruma o cabelo e o desafia da janela do palácio. Ao vê-la, o comandante pede que três oficiais a joguem da janela. Caída no chão, ela é atropelada por Jeú e, conforme a profecia, os cães a devoram, deixando apenas o crânio, os pés e as mãos.

“ESPÍRITO DE JEZABEL”
Vista como uma mulher poderosa, Jezabel é muito associada à prostituição e algumas denominações de cunho pentecostal até conferem um “espírito de Jezabel” a mulheres sedutoras e lascivas. De acordo com o pastor e doutor em história social, Magno Paganelli, da Assembleia de Deus Bereana em Vila Mariana (SP), a rainha dos sidônios também é mencionada em Apocalipse 2.20, na carta enviada por João à igreja de Tiatira, umas das sete igrejas da Ásia Menor – “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria”.

Devido à forma como ela morreu e o que sobrou de seu corpo depois do ataque dos cães, muitos pastores usam esse texto como forma de proibir o uso de joias e adereços. Algo que o pastor Paganelli discorre como uma falha de interpretação.

– Isso aí é uma alegoria bastante forçada. Em I Pedro 3:3,4, a Bíblia fala que a beleza da mulher tem que ser interior, mas menciona que Sara, mulher de Abraão, nosso pai da fé, se enfeitava exteriormente. Aí os pastores pegam esse versículo para dizer que mulher só pode usar saia, mas, na verdade, o texto não proíbe o uso dessas coisas. Está dizendo que uma mulher virtuosa pode se enfeitar exteriormente, mas o importante é ter a vida interior transformada. Se concentraram no aspecto exterior e esqueceram de promover a transformação interior. Isso entrou na alegoria de usos e costumes, mas a Bíblia não proíbe a manutenção de uma beleza exterior – disse o pastor ao Pleno.News.

OUTRA ADAPTAÇÃO BÍBLICA
Com estreia marcada para o dia 23 de março (terça-feira), na tela da Record, ocupando o horário da novela Jesus, a macrossérie Jezabel é a segunda adaptação que a emissora faz da rainha má. Interpretada por Lidi Lisboa na trama de Cristianne Fridman, a esposa de Acabe foi vivida por Sônia Lima na minissérie O Desafio de Elias, que foi ao ar em 1997.

Leia também1 Estreia da macrossérie Jezabel é confirmada para 23 de abril
2 Veja 7 curiosidades da série bíblica Jezabel, da Record TV
3 Novela Jesus, leia os capítulos e saiba o que vai acontecer

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.