Leia também:
X Cristiano Ronaldo testa positivo para o novo coronavírus

Série da Globo menospreza papel de enfermeiros na pandemia

Conselho de Enfermagem emitiu nota com críticas a Sob Pressão - Plantão Covid

Rafael Ramos - 13/10/2020 12h45 | atualizado em 13/10/2020 13h05

Conselho apontou equívocos no roteiro de Sob Pressão – Plantão Covid Foto: Reprodução

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP) acusou a Rede Globo de menosprezar o trabalho da categoria durante a pandemia do novo coronavírus. Por meio de um comunicado, o órgão fez críticas ao especial Sob Pressão – Plantão Covid, que estreou na grade da emissora no último dia 6 de outubro.

– Com a pandemia da Covid-19, a atuação da enfermagem ganhou destaque nos meios de comunicação e, recentemente, em obras de ficção. O episódio de estreia da quarta temporada da série Sob Pressão, da Rede Globo, retratou o cotidiano dos profissionais de saúde no combate à Covid-19 com uma visão medicalocêntrica, centrando toda a atuação da equipe – que na vida real é multidisciplinar – nos personagens médicos. Como se sabe, é a equipe de enfermagem que passa 24 horas por dia ao lado dos pacientes, sujeita a uma alta carga viral que infelizmente tem milhares de contaminados como consequência, e que representa a maior força de trabalho da saúde brasileira – mas não é essa a perspectiva ilustrada pela série, desde sua primeira temporada.

Lançada em 2017, a série já teve alguns de seus erros apontados pela entidade, que, segundo o Coren, “transmite uma imagem equivocada sobre a dinâmica das equipes de atendimento, menosprezando profissionais elementares no cuidado prestado à população”. Nas redes sociais, alguns usuários também divergiram da visão que a série trouxe sobre o combate à pandemia.

– Meu pai falando sobre Sob Pressão da Globo: “Em 15 anos como enfermeiro/técnico de enfermagem e trabalhando na ala do Covid-19, nunca vi um médico dando banho no leito em algum paciente como eles mostram” – comentou um internauta.

Roberta Rodrigues interpreta uma enfermeia no especial Foto: Reprodução

Apesar do posicionamento dos roteiristas do especial, que exibe o segundo e último capítulo nesta terça-feira (13), a atriz Roberta Rodrigues fez questão de destacar a importância dos enfermeiros na pandemia. Em Sob Pressão – Plantão Covid, ela dá vida à enfermeira Marisa.

– É muito além de contar uma história. O profissional de enfermagem é muito importante para o sistema de saúde. Ele não está abaixo do médico. São serviços auxiliares. O enfermeiro não tem o reconhecimento da sociedade. A maioria é quem tem contato direto com paciente – frisou Roberta em entrevista ao GShow.

Leia também1 Sem chegar a acordo, Globo não exibirá jogo do Brasil nesta terça
2 "Esquerda não tem empatia pelo evangélico", diz antropólogo
3 Porchat diz que "é um inferno ter filhos" e Damares rebate
4 The Voice Kids: Kauê Penna é o vencedor da 5ª temporada
5 Mãe de herdeiros da Globo é acusada de sonegação fiscal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.