Leia também:
X Atriz Claudia Alencar volta a ser internada e passa por cirurgia

SBT emite nota de pesar sobre a morte de Wanderley Tribeck

Emissora agradeceu o ex-comediante pelo "pioneirismo"

Paulo Moura - 19/06/2024 13h38 | atualizado em 19/06/2024 14h16

Palhaço Bozo e Sílvio Santos Foto: Erasmo de Souza/SBT

O SBT emitiu, nesta quarta-feira (19), uma nota de pesar pela morte de Wanderley Tribeck, o primeiro intérprete do palhaço Bozo no Brasil, que faleceu na noite desta terça (18), em Balneário Camboriú (SC), em decorrência de um infarto. No comunicado, a emissora agradeceu o ex-comediante pelo “pioneirismo”.

– Toda a diretoria do Sistema Brasileiro de Televisão vem a público agradecer Wanderley pelo pioneirismo do início do SBT, construindo e pavimentando uma estrada de muito sucesso na história da emissora, que marca gerações e gerações com seus programas infantis. Pedimos que Deus conforte os corações de sua esposa, seu filho e netos – declarou a empresa.

Segundo o SBT, a trajetória de Tribeck até ser o primeiro Bozo brasileiro começou na década de 70, quando ele criou o palhaço Wandeko Pipoca e passou a se apresentar em circos e programas de TV. Uma dessas atrações foi o Show de Calouros, onde ele conheceu Valentino Guzzo, que o indicou para um teste promovido por Silvio Santos e o detentor dos direitos do Bozo, Larry Harmon.

Após o teste, Wanderley foi escolhido tanto por Silvio, quanto por Larry, para ser o primeiro Bozo brasileiro.

Em 1980, ele foi contratado pela TVS, que no ano seguinte se tornaria o SBT, e estreou um programa na emissora. A atração virou febre e, ainda em 1980, o palhaço deu origem a uma linha de brinquedos e produtos infanto-juvenis, além de ser líder de audiência.

Wanderley também fez parte do dominical Silvio Santos e Bozo, uma atração infantil do Programa Silvio Santos. Por sua atuação, o ex-comediante levou o Troféu Imprensa de melhor programa infantil de 1980 (na eleição de 81) e de 1981 (na eleição de 82).

Após deixar o SBT em 1982, ele ainda comandou atrações nas TVs Record e Gazeta, retomando seu personagem Wandeko Pipoca.

SOBRE A MORTE DE WANDERLEY
O ex-intérprete do palhaço Bozo faleceu no Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, por volta das 23h desta terça. Atualmente, o ex-comediante era pastor evangélico em Criciúma, também no estado catarinense. Segundo familiares, a morte teria acontecido em decorrência de um infarto.

Em uma entrevista exclusiva concedida ao Pleno.News em 2020, Wanderley disse que se converteu a Cristo em 2000 e que começou a pregar o Evangelho em 2011.

Em suas redes, Tribeck costumava fazer diversas postagens sobre sua atuação como pastor. Na última delas, feita na segunda-feira (17), um dia antes de morrer, ele compartilhou que oito pessoas se converteram após uma pregação que fez na Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), em São José, no estado de Santa Catarina.

Última postagem de Wanderley Tribeck Foto: Reprodução/Instagram Wanderley Tribeck

Leia também1 Wanderley Tribeck, 1° intérprete do palhaço Bozo, morre em SC
2 Quem era o ex-Bozo, apoiador de Bolsonaro, que se tornou pastor
3 Primeiro Bozo aprova apelido de Bolsonaro e reprova carreatas
4 Ex-palhaço Bozo defende Bolsonaro: "Homem de Deus"
5 Primeiro palhaço Bozo manda recado de apoio a Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.