Leia também:
X Leo Dias agradece o apoio de Urach e pr. Felippe Valadão

Rede Globo diz que Bonner está sofrendo intimidação

Emissora afirmou que apresentador recebeu mensagens contendo informações pessoais de familiares

Pleno.News - 26/05/2020 14h33 | atualizado em 26/05/2020 16h26

Globo disse que familiares de Bonner tiveram dados vazados Foto: Reprodução

A Globo informou nesta terça-feira (26), por meio de nota, que o jornalista William Bonner tem sofrido uma “campanha de intimidação” após um suspeito de fraude ter usado de forma indevida o CPF do filho do apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional.

A emissora afirma que, após a fraude, o próprio Bonner e sua filha receberam em seus telefones pessoais mensagem de WhatsApp vinda de um número de Brasília com uma lista de endereços relacionados a ele.

Na mensagem, estavam listados os números de CPFs dele, de sua mulher, seus filhos, seu pai, sua mãe e seus irmãos. Isso, diz a Globo, “abre a porta para toda sorte de fraudes”.

– A Globo o apoiará para que os autores dessa divulgação de seus dados fiscais, protegidos pela Constituição, sejam encontrados e punidos. William Bonner é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e nenhuma campanha de intimidação o impedirá de continuar a fazer o seu trabalho correto e isento – diz a nota.

No episódio que envolveu o seu filho, o CPF foi usado para inscrição no programa de auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal a pessoas vulneráveis que perderam a renda durante a pandemia.

Embora a renda familiar do filho de Bonner não permita a concessão do benefício, falhas no sistema de checagem aprovaram o pedido do suspeito de fraude.

Na última quinta-feira (21), o próprio apresentador e editor-chefe do JN já havia divulgado sobre a ação do suspeito de fraude em uma série de tuítes.

– Meu filho não pediu auxílio nenhum, não autorizou ninguém a fazer isso por ele. Mais uma fraude, obviamente – afirmou.

Os advogados de Bonner alertaram a Caixa para a fraude e apresentaram notícia crime ao Ministério Público Federal. Em nota à Folha de S.Paulo, Bonner agradeceu o apoio da Globo e dos colegas.

– O episódio de ontem (25) não é coisa de fraudadores comuns. Estes fazem a fraude, não a antecipam como ameaça. Como minha única atuação pública é praticar o jornalismo, o propósito de intimidar é claro – afirma o jornalista.

*Folhapress

Leia também1 Setor de maquiagem da Globo é fechado após casos de Covid
2 Maquiadora de Bonner e Renata está com coronavírus
3 Globo é acusada de promover 'fraude' em série médica do JN
4 Bolsonaro: "Bonner está vendo o que é ter um filho caluniado"
5 Bonner denuncia uso indevido do nome do filho em auxílio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.