Leia também:
X Larissa Manoela se recusa a depor contra a mãe por religião

Produtor musical de Som da Liberdade fala em “grande propósito”

Fernando Garibay e compositor Justin Jesso conversaram com o Pleno.News

Thamirys Andrade - 20/09/2023 16h26 | atualizado em 20/09/2023 17h07

Fernando Garibay e Justin Jesso Fotos: Pleno.News

As mentes por trás da parte musical do filme Som da Liberdade (Sound of Freedom) estiveram no Rio de Janeiro a fim de participar da pré-estreia da obra nos cinemas. Ao realizar a cobertura do evento, o Pleno.News teve uma conversa com o produtor musical do longa-metragem, Fernando Garibay, e o compositor da música tema, Justin Jesso.

Na ocasião, Garibay, que já trabalhou com diversas estrelas da música pop mundial, relatou que atingiu o maior chamado que poderia com sua arte ao usá-la em prol das crianças vítimas de tráfico infantil, tema do qual se trata o filme. Segundo ele, a principal marca de seu trabalho sempre foi “trazer amor para o mundo”, e ao produzir Som da Liberdade, ele atingiu um nível mais profundo nesta missão.

Justin Jesso, por sua vez, explicou que a canção foi composta visando passar uma mensagem de advertência para os traficantes e de consolo para as crianças. Ele ainda expressou esperar que a música resuma em poucos minutos o sentimento que as pessoas têm assistindo as duas horas de filme.

CONFIRA AS ENTREVISTAS COMPLETAS:
Senhor Garibay, você já trabalhou com grandes nomes da música, como Lady Gaga, Britney Spears. Qual é a diferença entre produzir para shows, para álbuns e filmes?

Há algumas diferenças, mas esses projetos são similares na essência de que o trabalho com a Lady Gaga foi para um propósito grande, o trabalho com diversos artistas como Britney Spears, todos são para um grande propósito que é trazer amor para o mundo. O que esse filme faz é um nível diferente disso. É trazer conscientização sobre a luta contra o tráfico infantil. É um dos mais difíceis temas para falar, então trazer conscientização para o mundo se torna mais desafiador. Como fazer isso de forma que as pessoas se sintam inspiradas para fazer algo sobre?

Você escreve uma obra musical a partir de uma obra extraordinária de arte, que é o filme, e cria inspiração para as pessoas participarem e criarem conscientização e mudança. Particularmente essa é toda a missão. Salvar as crianças dos crimes terríveis que estão acontecendo. Eu acredito que esse é o maior chamado que você pode fazer com sua arte. É pelo futuro da humanidade e das nossas crianças. Então, é muito simples para mim cancelar tudo para fazer uma música para esse filme. Especialmente, uma canção que é uma campanha para o filme.

E como você pôs a sua marca musical nesse filme?
Você sabe, eu sempre criei músicas com a esperança de que as pessoas se sintam amadas e ouvidas. Então, isso é parte da minha marca. Mas essa música é resultado de um esforço colaborativo, e eu não poderia tê-la feito sem o artista Justin Jesso, sem nossos produtores, Ramiro Padilla, Dani Padilla. Juntos nós criamos essa música inspirada pelo filme, inspirada pelas histórias dos pais e mães que passaram por essas tragédias, inspirada pelas crianças que sofreram.

E quão forte é uma música em um filme para transmitir emoção?
É capaz de fazer tantas coisas… Isso é algo novo que estamos explorando, a música tem um poder de ir além do filme; música é portátil, é um acesso direto ao seu coração, para o inconsciente, o seu límbico, seu emocional.

Ela realmente toca pessoas, não é?
Em 100%. De uma forma pura, música antecede palavras proferidas como uma linguagem. Se você olhar o que a música pode fazer, é um poderoso instrumento de mudança se você usá-la corretamente. E nós esperamos ter feito isso com a música nesse filme.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Senhor Jesso, conte-me sobre como foi o processo de compor a canção tema do filme?
Eu assisti ao filme e fui inspirado pela mensagem, pela ideia de trazer conscientização sobre tráfico de crianças. Porque para ser honesto, eu não sabia quão grande é na verdade. Então, eu cheguei no estúdio com meu amigo Fernando Garibay e nós escrevemos essa música que se tornou a canção tema, e a esperança é que ela continue trazendo conscientização sobre tráfico de crianças.

Então, a música fala em quatro pontos: nós queremos falar para os traficantes, dizer “nós vamos achar vocês”. Nós queremos falar para as crianças que foram traficadas e dizer “não se preocupem, nós vamos achar vocês”. E nós queremos falar para o amor, queremos falar para a fé. E nós pensamos “nós podemos fazer isso, encapsular a ideia do filme e ajudar a espalhar conscientização sobre tráfico infantil”. É isso que nós fizemos.

Você foi inspirado por algum compositor, ou trabalho?
Nós falamos sobre referência de onde nós queríamos chegar. Acho que Rihanna foi uma delas. Mas honestamente nós realmente focamos no filme, a mensagem, e que impressão nós queríamos passar. Porque nós queríamos que a audiência fosse embora ouvindo a canção, entendendo sobre o que o filme se trata e continuar aumentando a conscientização.

Você assiste a um filme em duas horas e quando retorna para sua rotina você esquece a mensagem. E nós queremos que quando as pessoas ouvirem a canção, elas lembrem da mensagem de que o tráfico infantil é um problema e continuem essa conscientização. Esperamos que as pessoas tragam isso para o coração e então façam algo sobre isso.

E como a trilha sonora impacta a experiência de quem está assistindo ao filme?
Eu espero que melhore, espero que as pessoas possam ir embora após o filme, mas voltem para a música, certo? Porque no filme você investe duas horas e meia do seu dia, mas a canção tem apenas dois minutos e meio. Então, eu espero que a emoção que você sente ao ver o filme volte quando você ouvir a música, e você se compadeça das crianças e inflame essa conscientização sobre quão grande esse tema é e isso leve as pessoas a agirem.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Assista ao clipe da música composta por Justin Jesso e Fernando Garibay:

Leia também1 Exclusivo! Conversamos com o diretor de Som da Liberdade
2 Som da Liberdade tem pré-estreia para convidados no Rio de Janeiro
3 Políticos de direita assistem a Som da Liberdade, em Brasília
4 Sound of Freedom é sucesso em 18 países da América Latina
5 Sound of Freedom ganha trailer dublado em português; assista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.