Leia também:
X TV Jovem Pan News ultrapassa a GloboNews em audiência

Pais ficam em alerta após Luccas Neto afetar a fala de crianças

Pequenos têm esquecido a pronúncia do país e passado a falar como brasileiros

Pleno.News - 11/11/2021 12h04 | atualizado em 11/11/2021 14h52

luccas_neto_1_fundo-17431472
Luccas Neto Foto: Divulgação / Luccas Toon / Rodrigo Lopes

Pais de crianças portuguesas têm expressado preocupação após seus filhos darem sinais de que estão esquecendo a pronúncia de Portugal e trocando-a pela do Brasil devido ao excesso de consumo de vídeos do youtuber Luccas Neto. Acontece que muitos pequenos se viciaram no conteúdo justamente em uma fase em que estão aprendendo o idioma, e alguns chegam a precisar de terapia da fala.

Após acompanhar os vídeos do youtuber durante o confinamento causado pela pandemia, Laura, de 3 anos, surpreendeu os pais ao passar a chamar “um polícia” de “policial” e a “relva” de “grama”.

– Ela chegou lá muito facilmente. Primeiro, foi ver o Panda e os Caricas, o Ruca e coisas do gênero. Mas há muito mais conteúdos brasileiros do que portugueses. Ora, quando acaba o vídeo do Panda, aparece logo outro desses, que é muito mais apelativo para os miúdos. A partir daí, é viciante para eles – declarou o pai, Jaime Pessoa, em entrevista ao Diário de Notícias.

Já a mãe de Iara, Ana Marques, sentiu-se alarmada quando a filha, de 4 anos, pediu que lhe comprasse uma “bala” no supermercado, palavra que, em Portugal, significa literalmente projétil de arma. Para Ana, isso significou um sinal de alerta para que ela não deixasse mais a filha sozinha com o tablet.

O caso de António, de 4 anos, até divertiu os pais inicialmente, mas tornou-se preocupante quando o pequeno demonstrou não conseguir mais utilizar o “r” e o “i” portugueses.

– Todo o discurso dele é como se fosse brasileiro. Chegamos ao ponto de nos perguntarem se algum de nós era brasileiro, eu ou o pai – declarou a mãe, Alexandra Patriarca.

Preocupada, a mãe de António decidiu encaminhar o filho para sessões de terapia da fala.

– Neste momento, estamos num processo de tratamento como se fosse um vício. Explicamos-lhe tudo, que ele não podia ver porque isto só o prejudica. E já notamos que está muito melhor. O que tentamos fazer agora é brincar mais com ele, bloqueamos alguns conteúdos, deixamos apenas a Netflix e tudo o que é em português de Portugal.

Para a professora Ana Sofia Alcobia, esse é um dos momentos mais desafiadores de seus 17 anos de profissão devido ao impacto que os conteúdos da internet podem causar nas crianças, fator que, segundo ela, foi agravado no período de pandemia.

Na avaliação da terapeuta Bruna Antunes, o problema reside no tempo de exposição aos conteúdos.

– Nestas idades muito tenras, eles são um diamante em bruto, e, por isso, é preciso termos em atenção que absorvem tudo com muita intensidade. É muito importante que os pais percebam o que é que eles veem, se é ou não supervisionado. Talvez seja importante começarmos precisamente por aí, por fazermos com as famílias um trabalho de capacitação – assinalou.

Luccas Neto, irmão de Felipe Neto, lotou de crianças o pavilhão Altice Arena, em Portugal, em uma apresentação no último fim de semana. O show marcou o início de sua turnê internacional.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luccas Neto (@luccasneto)

Leia também1 Wilson, bola do filme Náufrago, é leiloada por R$ 1,6 milhão
2 Sem Leifert, Globo experimenta queda de audiência do The Voice
3 Pedro Bial rompe contrato após repercussão negativa de anúncio
4 Bruno conta suposto motivo do término entre Marília e Murilo Huff
5 Neymar é pego de surpresa e 'perdoa' sósia de Galvão Bueno

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.