Leia também:
X Mangueira: Rainha de bateria será Jesus em desfile polêmico

Nutricionista faz alerta após confinada passar fome no BBB

Público revoltado com o reality show fez campanha nas redes sociais

Camille Dornelles - 20/02/2020 12h58 | atualizado em 20/02/2020 13h06

Thelma, do BBB 20, é médica, bailarina e passista Foto: Reprodução

Uma campanha contra a Rede Globo ganhou destaque nesta semana. Telespectadores que não acompanham (e até os que acompanham) o Big Brother Brasil 20 se surpreenderam com apelos sobre fome e racionamento de comida que fizeram parte dos participantes brigar por arroz e biscoitos.

A médica e bailarina Thelma, uma das confinadas do reality, acordou chorando de fome nesta terça-feira (18). O programa e o criador Boninho então receberam fortes críticas. O termo “fome não é entretenimento” chegou ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter.

Ao Pleno.News, a nutricionista Carmeluce Dornelles, do Hospital de Urgências de Sergipe, alertou sobre os riscos de uma dieta como a da “xepa” do BBB. O cardápio inclui apenas arroz, feijão, miúdos como moela de frango e fígado de boi, miojo, biscoitos água e sal e rapadura. A única fruta da lista é goiaba e as verduras são limitadas a jiló, quiabo e chuchu.

– Dizemos que uma dieta é saudável quando tem todos os nutrientes necessários para nutrir as células. Deve conter vitaminas e minerais que encontramos nas frutas e verduras. Uma mulher com biótipo normal (como da Thelma) tem uma necessidade calórica média de 1500 quilocalorias por dia, que devem ser distribuídas ao longo do dia – explica.

Top 1 no Twitter na terça-feira Foto: Reprodução

A especialista exemplificou como deve ser essa divisão: 400 mililitros de leite, um pão francês, uma fatia de queijo, quatro porções de frutas, seis colheres de arroz, uma concha de feijão, duas porções de carne, 200 gramas de legumes e verduras , café, chá e água à vontade.

Nutricionista Carmeluce Dornelles fala sobre dieta ideal Foto: Arquivo pessoal

CHORO: FOME X ESTRESSE
Uma parte do público apontou que a repercussão do caso foi “cena” e “exagero”, comparando com casos de fome ao redor do mundo.

 

A nutricionista afirmou que o choro pode ter sido causado mais pelo nervosismo da situação do que pela falta nutricional, mas é sinal de deficiência.

– Quando não ingerimos nutrientes suficientes podemos nos sentir irritados, cansados ou apresentarmos sintomas como dor de cabeça, o que pode causar um nível de ansiedade muito grande. Um indivíduo saudável pode ficar até um mês sem ingerir alimento, mas não é indicado ficar um período tão longo sem alimento – aponta.

Thelma, do BBB 20, chegou a chorar pela falta de comida Foto: Reprodução

RESPOSTA DA GLOBO
A resposta da Globo foi emitir uma nota apontando que o peso da participante, de 61 kg, foi registrado como 51 kg no sistema.

Além disso, acendeu discussões a respeito do controle do programa sobre as necessidades básicas dos confinados e os limites do entretenimento. Veja algumas das postagens mais compartilhadas sobre o assunto.

FESTA PARA MATAR A FOME
Nesta quarta-feira (19), a Globo promoveu uma festa na piscina do BBB com a atriz Ingrid Guimarães e guloseimas. A ação diminuiu o estresse da situação, mas não cessou as críticas do lado de fora. A chegada de Ingrid Guimarães foi acompanhada por hambúrgueres, frios, bolo de chocolate e cerveja.

A nutricionista clínica Adriana Stavro, que também falou ao Pleno.News, afirmou que “passado este período e a pessoa voltar a comer de forma correta, o corpo pode demorar alguns dias para se acostumar e começar a responder à nova rotina alimentar”.

– Ficar sem comer por um longo período, comer muito pouco, consumir apenas alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes, não é saudável. Mesmo que seja para disputar R$ 1,5 milhão de reais. Pense nisso – declarou.

Festa da piscina no BBB 20 Foto: Reprodução
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.