Maurílio morreu em decorrência de choque séptico, diz médico
Cantor sertanejo passou 15 dias internado
Thamirys Andrade - 30/12/2021 09h48 | atualizado em 30/12/2021 09h53

A morte do cantor Maurílio, da dupla com Luiza, foi causada por um choque séptico, segundo informou o médico Wandervam Azevedo. Trata-se de uma grave infecção generalizada que provoca falência múltipla de órgãos.
– Ele piorou desde ontem (28). Trocamos o antibiótico, e o corpo não respondeu. Hoje (29), continuamos com o aumento de remédios, mas ele teve falência múltipla de órgãos: rins, pulmão, fígado e, por último, o coração – explicou Azevedo ao portal G1.
O cantor de 28 anos passou mal durante a gravação de um DVD e passou 15 dias hospitalizado. Ele enfrentou três paradas cardíacas e quadro de tromboembolismo pulmonar, que ocorre quando os vasos da artéria pulmonar são obstruídos, bloqueando a passagem de sangue.
Segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o choque séptico ou sepse tem mortalidade de 65% e é a principal síndrome causadora de óbitos nas unidades de tratamento intensivo (UTIs).
De acordo com o médico Bruno Leite Santos, consultado pelo G1, a infecção costuma aparecer em pessoas mais fracas, como crianças, idosos e pacientes com câncer.
O tratamento envolve uma série de remédios administrados na UTI, que podem causar também efeitos colaterais, como problemas na perfusão (mecanismo que leva sangue aos pulmões) e danos à vasoconstrição periférica (meio pelo qual o corpo desvia o sangue de órgãos não vitais para manter os essenciais vivos).
Leia também1 "Dor irreparável", diz Luiza, que fazia dupla com cantor Maurílio
2 Morre aos 29 anos o sertanejo Yago, da dupla com Santhiago
3 Marcelo D2 revela voto em Lula e diz que já cogitou deixar o país
4 Luto: Famosos lamentam morte do sertanejo Maurílio
5 Globo avalia Michelle Barros no lugar de Renata Vasconcellos