Leia também:
X Polícia do RJ realiza buscas para encontrar cantor Nego do Borel

Hollywood está à beira de greve que pode paralisar produções

Principal sindicato da indústria americana do entretenimento aprovou greve por unanimidade

Pleno.News - 05/10/2021 09h55 | atualizado em 05/10/2021 10h13

hollywood - vincentas-liskauskas-ErMkvcFla74-unsplash
Hollywood já sofreu atrasos devido à pandemia de Covid-19 Foto: Vincentas Liskauskas | Unsplash

Os membros do principal sindicato da indústria do entretenimento dos Estados Unidos aprovaram por unanimidade, nesta segunda-feira (4), uma greve que pode paralisar a maioria das produções de Hollywood.

Os quase 60 mil profissionais representados pela Aliança Internacional de Trabalhadores de Palcos Teatrais (IATSE) nos EUA autorizaram o sindicato a organizar uma paralisação das atividades caso não chegue a um acordo sobre melhores remunerações com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP), a organização que engloba estúdios de cinema e emissoras de televisão.

A consulta teve uma aprovação de 98% e uma participação de cerca de 90% dos afiliados, segundo o sindicato de classe.

– Esta votação é sobre a qualidade de vida, saúde e segurança daqueles que trabalham na indústria cinematográfica e televisiva. Nosso pessoal tem necessidades humanas básicas, como tempo para comer, dormir o suficiente e ter um fim de semana. E aqueles que estão na base da tabela salarial não merecem nada menos que um salário digno – disse o presidente da IATSE, Matthew Loeb.

A votação não representa uma convocação imediata de greve, mas autoriza os representantes da organização a recorrerem a esse recurso se não conseguirem melhorar suas condições de trabalho. Entre outras reivindicações estão um aumento das contribuições para seguros de saúde privados e planos de aposentadoria.

A maioria dos membros do sindicato está com contratos temporários como técnicos, artistas e funcionários que trabalham em áreas como figurino, design de cenários e iluminação.

Uma paralisação nas filmagens seria extremamente prejudicial aos estúdios de Hollywood, que já sofreram vários atrasos devido à pandemia de Covid-19 e investiram em plataformas como Disney+ e HBO Max, cujo modelo de negócios precisa de um fluxo constante de novos conteúdos para reter assinantes.

Além disso, outras entidades de classe, como os sindicatos de atores (SAG) e roteiristas (WGA) apoiam as exigências da IATSE.

A última greve que atingiu Hollywood foi convocada em 2017 pelo sindicato dos roteiristas e afetou as filmagens e transmissões televisivas durante 100 dias.

Por sua vez, a IATSE, que engloba uma gama mais ampla de profissionais, nunca convocou uma greve em seus mais de 120 anos de história.

*EFE

Leia também1 Polêmico cartunista do Charlie Hebdo morre em acidente
2 Grupo de Soros repassa 500 mil dólares à campanha anti-polícia
3 Médicos retiram 1 kg de pregos de estômago de paciente
4 Fumio Kishida é confirmado como novo premiê do Japão
5 Parlamento da Venezuela aprova lei para uso de linguagem neutra

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.