Leia também:
X Atriz morre aos 32 anos após “doença súbita e inesperada”

Governo dá “2ª chance” à Globo sobre o programa Encontro

Atração comandada por Patrícia Poeta será monitorada por 30 dias

Monique Mello - 31/08/2022 11h50 | atualizado em 31/08/2022 13h34

Patrícia Poeta Foto: Reprodução/TV Globo

O programa matinal Encontro, da TV Globo, será monitorado pelo DPJUS (Departamento de Promoção de Políticas de Justiça), órgão ligado ao Ministério da Justiça, por 30 dias. Apresentado atualmente por Patrícia Poeta e Manoel Soares, a atração passou a ser não recomendada para menores de 12 anos, devido ao aumento da abordagem de casos policiais.

A decisão do órgão de reclassificar o programa foi no último dia 10 de agosto. Logo após, a Globo recorreu, por não querer um programa matinal com a marca “não recomendado para menores de 12 anos”. Além disso, a emissora alega que o julgamento em relação ao Encontro é “exagerado”.

– Na maior parte das identificações, entretanto, há a apresentação de algum contraponto, tentando mitigar o impacto do conteúdo e, por vezes, a apresentação de conteúdo positivo, quando da condenação clara e objetiva dos atos, suavizando as consequências para o público que faz parte da audiência do programa. Entretanto, há algumas sequências em que mesmo o conteúdo positivo e o contraponto não são suficientes para diminuir o impacto imagético apresentado – disse o órgão.

Em reposta ao recurso, o DPJUS decidiu conceder uma segunda chance à emissora, que se comprometeu a fazer as adaptações necessárias, segundo o órgão. Caso seja observado que casos de crimes graves continuam sendo apresentados, a reclassificação será mantida.

– Neste momento, defere-se o pedido de reconsideração apresentado, porém determina-se a continuação do monitoramento por mais 30 dias. Em que pese ser possível a manutenção de “classificação indicativa de não recomendado para menores de 10 (dez) anos”, de forma muito limítrofe, a reiteração de conteúdos similares aos descritos nos itens acima poderá ensejar a alteração da indicação etária – diz texto do documento.

Patrícia Poeta está, desde julho, no comando do Encontro, que passou a ser exibido mais cedo, no horário das 9h30.

Leia também1 Globo proíbe PT de usar fala de Bonner na campanha de Lula
2 Assessoria de Eliana fala sobre "troca" do SBT pela Globo
3 Vídeo: Marcos Uchôa desiste de candidatura a deputado federal
4 Fátima Bernardes defende Vera Magalhães e critica governo
5 Debate na Band ultrapassa a Globo durante pico de audiência

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.