Leia também:
X Na UTI com Covid, Marco Ricca tem ‘melhora na oxigenação’

Globo pode ter que pagar R$ 200 mil por ‘piada’ com assalto em SC

Apresentadores disseram que criminosos foram "respeitosos" com vítimas

Gabriela Doria - 09/12/2020 16h14 | atualizado em 09/12/2020 16h15

Apresentadores David Coimbra e Kelly Mattos fizeram piada sobre assalto a banco em Criciúma Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Sul iniciou uma ação civil pública exigindo indenização de R$ 200 mil ao apresentador David Coimbra e à Rádio Gaúcha, do Grupo RBS, afiliada da Rede Globo no estado. A ação judicial foi motivada por comentários feitos durante o programa Timeline sobre o assalto a uma agência bancária na cidade de Criciúma, em Santa Catarina, no início do mês.

A apresentadora Kelly Mattos também fez observações sobre o crime, mas não foi acionada judicialmente.

Na ocasião, a dupla comentava sobre o roubo a banco que levou terror aos moradores da pequena cidade. Coimbra comparou a ação com os tantos outros pequenos assaltos que ocorrem diariamente pela cidade. Para ele, a única diferença foi que os assaltantes de banco foram mais “respeitosos” com as vítimas e agiram com “lógica” em suas ações.

– Estavam contando ontem que eles [os criminosos] chegaram em um dos funcionários do banco e perguntaram: ‘Quanto tu ganha?’. Aí o cara disse, sei lá, dois mil, três mil reais. E eles falaram: ‘Tá vendo só? É por isso que estamos assaltando. Não estamos tirando dinheiro de ninguém, é dinheiro do banco’ – disse David.

Em seguida, ele completou, afirmando que havia uma “filosofia” na ação.

– É verdade que teve um policial que levou tiro, um vigilante também, mas se não tivesse intervenção, tudo teria decorrido numa boa. […] São bons assaltantes. Dão uns tiros, é verdade, têm bombas. Mas fazem aquilo só para pegar o banco, a instituição, entendeu? – questionou.

Coimbra frisou ainda que “não estava defendendo” a ação criminosa, mas sim mandando um recado para os ladrões de banco do país, para serem “respeitosos” como os assaltantes de Criciúma.

Kelly, por sua vez, encerrou o assunto citando uma frase do filme Assalto ao Banco Central.

– Tem um personagem que diz assim: ‘Crime não é roubar o banco, é fundar o banco’ – lembrou.

Para o promotor de Justiça Voltaire de Freitas Michel, os apresentadores tiverem a intenção de “enaltecer a prática criminosa supostamente sem agressão aos cidadãos”. Além disso, Freitas acredita que eles quiseram “desmerecer a ação dos policiais militares que intervieram para impedir maiores danos à pessoa e ao patrimônio”.

Caso a emissora seja condenada a indenizar o estado, o valor será revertido para o Fundo de Reparação dos Bens Lesados do Rio Grande do Sul ou para entidade pública ou privada que atua na segurança pública.

Leia também1 Na UTI com Covid, Marco Ricca tem 'melhora na oxigenação'
2 Três atores da Globo continuam internados por conta da Covid
3 Há 1 mês na CNN, Márcio Gomes revela por que deixou a Globo
4 PM rebate reportagem do jornal O Globo: "Matéria mentirosa"
5 Após críticas, Jornal Nacional noticia assédio de Melhem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.