Globo demite chefe citado em denúncia do MP contra delegado
Tyndaro Menezes, que chefiava o jornalismo investigativo no Rio de Janeiro, foi desligado da emissora
Paulo Moura - 18/05/2022 08h30 | atualizado em 18/05/2022 09h24
A Globo demitiu, nesta terça-feira (17), o jornalista Tyndaro Menezes, que atuava como chefe de jornalismo investigativo da emissora no Rio de Janeiro. A saída do profissional ocorre em meio a apurações do Ministério Público fluminense sobre um negócio suspeito na área da saúde intermediado pelo delegado Ângelo Ribeiro, policial que teria mantido contato com o jornalista.
Ribeiro foi denunciado na semana passada pelo MP por corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com a denúncia, Ângelo, então titular da Delegacia Fazendária (Delfaz), teria recebido propina do empresário Arthur César de Menezes Soares Filho, o Rei Arthur, em troca de proteção em inquéritos tributários.
Na investigação, no entanto, os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) relatam outros ilícitos envolvendo o delegado. Em um desses casos, o policial estaria intermediando um negócio na área da saúde para fornecimento de insumos para uma rede de hospitais. Foi nesse âmbito que o MP descobriu um email em que o delegado cita o jornalista.
– O envolvimento de Tyndaro Menezes com o denunciado Ângelo Ribeiro fica ainda mais evidente no email, enviado pelo denunciado a pessoa não identificada, onde ele expressamente afirma que iria repartir com o jornalista parcela do valor percebido – aponta o Gaeco.
Além do email, há trechos de conversas por aplicativo de celular entre o delegado e Tyndaro. No teor das mensagens estão relatos sobre valores a receber. O MP aponta ainda que o negócio envolvendo o fornecimento de insumos hospitalares teria o envolvimento de Sérgio Côrtes – ex-secretário de Sérgio Cabral, preso e condenado na Lava Jato.
– Foi localizado, também, chat entre Ângelo Ribeiro e Tyndaro Menezes, o qual demonstra claramente a parceria de ambos no meio empresarial, novamente mencionando negócios – completa o MP.
GLOBO DECIDE DEMITIR TYNDARO
Por meio de nota, a Globo informou que Tyndaro Menezes foi desligado da empresa, mas não entrou em detalhes sobre a investigação envolvendo o jornalista. No comunicado, a emissora afirmou que “não comenta questões relacionadas a compliance” e que possui “um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os colaboradores”.
– A Globo não comenta questões relacionadas a compliance. Reitera que tem um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os colaboradores, e uma ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação. Todo relato é apurado criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas – diz a nota.
Leia também1 Bolsonaro entra com ação no STF contra Alexandre de Moraes
2 Torcida do Boca Juniors insulta brasileiros durante jogo
3 Fachin deve manter comissão no TSE com as Forças Armadas
4 Irmã de ator morto em SP: "Justiça está longe de ser feita"
5 Hang 'refuta' Míriam Leitão após texto sobre inflação e Bolsonaro