Leia também:
X Eterno galã: Artistas lamentam morte de Francisco Cuoco

Familiares, amigos e fãs vão ao velório do ator Francisco Cuoco

Artista será sepultado às 16h desta sexta-feira

Pleno.News - 20/06/2025 11h13 | atualizado em 20/06/2025 12h15

O corpo do ator Francisco Cuoco, que morreu nesta quinta-feira (19), aos 91 anos, está sendo velado nesta sexta (20), no Funeral Home, no bairro Bela Vista, região central de São Paulo. Familiares, fãs e amigos participam da cerimônia, que deve ficar aberta ao público até as 15h. Já o enterro será às 16h, fechado para familiares e amigos.

Durante as primeiras horas da manhã desta sexta, netos do artista enviaram uma coroa de flores ao velório com uma mensagem que dizia: “Seu amor permanece vivo em cada um de nós”. Diogo e Rodrigo Cuoco, filhos do artista, compareceram ao velório durante a manhã.

TRAJETÓRIA DE CUOCO
Nascido em 29 de novembro de 1933, em São Paulo, Cuoco iniciou sua trajetória artística no teatro, ainda na década de 50, destacando-se por sua presença de palco e versatilidade. Filho do feirante italiano Leopoldo Cuoco, Francisco cresceu no bairro do Brás e, nos anos 50, entrou para a Escola de Arte Dramática (EAD) depois de fazer muitos planos para estudar Direito.

Seu primeiro protagonista no teatro foi com o personagem Werneck, de O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, em 1961, com direção de Fernando Torres. Mas antes ele havia participado, em 1958, ao lado de Fernanda Montenegro e Sérgio Britto, da peça A Muito Curiosa História da Virtuosa Matrona de Éfeso, em um papel sem falas.

Sua transição para a televisão aconteceu no início dos anos 60, quando a TV ainda dava seus primeiros passos no Brasil, tornando-se um dos pioneiros e mais influentes atores da sua geração.

A estreia em telenovelas foi em 1964, na TV Record, em Renúncia, escrita por Walter Negrão, que Cuoco estrelou ao lado da atriz Irina Grecco. Já seu primeiro par romântico foi formado com a atriz Regina Duarte no folhetim Legião dos Esquecidos, de 1968, na TV Excelsior. A dupla voltaria a ser um casal em Selva de Pedra (1972), já na Globo – onde seu primeiro papel foi na novela Assim na Terra Como no Céu, em 1970.

Galã indiscutível da televisão e astro soberano das novelas entre as décadas de 60 e 90, Cuoco era celebrado por seu charme, carisma e voz grave. Suas atuações marcaram época em produções como Pecado Capital (1975), O Astro (1977) – na qual ele interpretava o inesquecível charlatão Herculano Quintanilha – e O Outro (1987).

Entre seus trabalhos mais notáveis também estiveram suas atuações em produções como O Rei do Gado (1996) – em que interpretava Otávio Mezenga, um homem do campo – e Sassaricando (1987), na qual vivia o personagem Otto Bismark, apelidado de Barba Azul por ser suspeito de matar várias mulheres. Já no século 21 ele se destacou em novelas como Da Cor do Pecado, América e Cobras & Lagartos.

Além de sua contribuição para a televisão, Francisco Cuoco também deixou sua marca no cinema brasileiro, em filmes como Cafundó, Gêmeas e Traição. Sua lista de atuações também inclui comédias com Renato Aragão em Um Anjo Trapalhão e Didi: O Caçador de Tesouros.

Longe das telinhas nos últimos anos de vida, sua última participação em novelas foi em Salve-se Quem Puder, de 2020. Ele ainda fez uma última aparição na TV na série No Corre, do Multishow, em 2023.

Por seus trabalhos, Cuoco recebeu diversos prêmios, entre os quais o APCA, Arte Qualidade Brasil, Troféu Imprensa e o Troféu Mário Lago.

Na vida pessoal, Cuoco primeiramente foi casado com a atriz Carminha Brandão, nos anos 60. Depois, casou-se e teve três filhos com Gina Rodrigues, de quem acabou se separando em 1984. Em 2013, assumiu nova relação com Thaís Almeida. O romance chegou ao fim em 2017.

*Com informações AE

Leia também1 Morre ator Francisco Cuoco, aos 91 anos de idade
2 Eterno galã: Artistas lamentam morte de Francisco Cuoco
3 Leda Maria, última irmã de Collor de Mello morre aos 83 anos
4 Hugo Motta pediu reembolso de jantar de R$ 27 mil em 2023
5 Governo Lula gastará quase R$ 10 milhões com agência de viagem

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.