Dona de abrigo se pronuncia após ser acusada de doar cães de atriz
Erica Collopy relatou que os pets estavam abandonados desde 2022 e acusou Letícia Sabatella de maus-tratos
Thamirys Andrade - 21/03/2025 11h47 | atualizado em 21/03/2025 15h44

O abrigo de animais Cãorrijo se manifestou nas redes sociais, após a atriz Letícia Sabatella acusá-lo de intermediar a doação de seus cães, Bertoldo e Bebê, sem a sua autorização. De acordo com Erica Collopy, fundadora da instituição, os pets estavam abandonados desde 2022, tendo chegado aos cuidados do abrigo doentes e com feridas. Ela conta que os tutores, Letícia e seu companheiro Daniel Dantas, não buscavam saber sobre os cães, tampouco enviavam dinheiro para ração, hospedagem e medicamentos.
A polêmica teve início nesta quinta-feira (20), quando Sabatella publicou um vídeo no Instagram afirmando que deixou os cães aos cuidados da amiga veterinária Adriene Firmo, enquanto ela se ausentou para cuidar da mãe, que adoeceu, em Curitiba, Paraná.
A atriz conta ter tomado conhecimento de que a amiga havia contatado o abrigo Cãorrijo e pedido ajuda para doar os pets, que encontraram novas famílias. Na postagem, Letícia relata que o caso foi levado à Justiça, e pede ajuda dos internautas para recuperar os cães.
Os fãs da atriz se mobilizaram para pressionar a Cãorrijo. Como resposta, a fundadora do abrigo, Erica Collopy, gravou uma série de vídeos a fim de se defender e explicar a situação.
IDAS E VINDAS NO ABRIGO
Erica detalha que os animais moraram no abrigo quando eram filhotes e, posteriormente, foram adotados por Sabatella. Eles passaram a residir no sítio da tutora, mas com frequência eram enviados de volta ao abrigo temporariamente devido a problemas pessoais da atriz.
– Esses cães já foram e voltaram do sítio da tutora várias vezes. Cada vez que esses animais vinham por problemas diferentes, nós recebíamos esses cães aqui como lar temporário, não recebendo nenhum tipo de remuneração – descreve Erica.
Ela pontua que o sítio da artista não tem moradores, somente um caseiro, e por isso os cães ficavam sem supervisão e se feriam. O Cãorrijo chegou a publicar vídeos que mostram um dos pets com uma ferida cheia de larvas de mosca, doença chamada miíase. Segundo Erica, um dos cães chegou a ser picado por uma cobra no local.
– Sempre que isso acontecia, eles eram levados para cuidados veterinários, mas depois retornavam ao sítio – assinala.
ADOÇÃO
Erica ressalta que não tinha nenhum contato com a atriz e que quem “fazia a ponte para socorrer e ajudar a prestar todo o auxílio para os animais é a veterinária” Adriene.
Em dezembro de 2023, a situação ficou ainda mais complicada, pois os cães estavam soltos em Arraial do Cabo, vulneráveis aos perigos das ruas. Foi quando Adriene decidiu custear uma nova hospedagem temporária no abrigo e procurar outros lares para os pets.
– Essa veterinária, por mais que seja uma veterinária, gente, as pessoas têm custo. Os animais custam caro. Ela estava custeando um outro espaço para que eles vivessem. Nisso, a tutora estava tendo problemas pessoais como ela afirmou, concordo, acredito que sim, que seja verdade dessa última vez, mas e das outras vezes? Onde a tutora estava quando esses animais estavam indo e vindo do abrigo, da casa da veterinária? Então, assim, essa história é descabida – protestou Erica.
A dona do abrigo frisa que a doação foi realizada com o consentimento da pessoa que é responsável pelos animais, ou seja, a veterinária.
– Ela sim é a pessoa que recebia os animais, custeava, ela que negociava os animais, que fazia tudo. Os chamados tutores não sabiam nem o paradeiro dos animais, porque os cães viviam sem nenhum tipo de assistência deles. Os animais estão ótimos, com duas famílias. Essas famílias também estão sofrendo ataques. Isso tudo é muito triste. Como nós fomos expostos, eu preciso vir aqui também me pronunciar.
Por fim, Erica apontou incoerências na versão de Sabatella.
– Por que eu ia subtrair um cão de uma pessoa famosa para doar esse cão em campanha e arranjar problema para minha vida? (…) Engraçado que não tinham tutores quando eles estavam com bicheira, quando eles estavam com miíase, mas agora tem tutor, agora o tutor apareceu, agora o tutor está reclamando a guarda, agora os seguidores do tutor estão inflamados mandando mensagem para gente – adicionou.
Sabatella, por sua vez, refutou as acusações de maus-tratos.
– Você não imagina que o seu cachorro vai para uma hospedagem, vai ser chipado e colocado em adoção. Eu não sabia, porque quem estava responsável cuidando deles, levou eles para lá. O que eu sabia era que uma veterinária estava cuidando do meu cachorro. (…) Ela colocou eles nessa hospedagem, que é um lugar onde as pessoas levam seus cães para ficar. Isso não significa abandono, nem maus-tratos. Sim, em um sítio, um cachorro peludo, talvez o caseiro tenha falhado em observar isso, mas não foi uma vida de maus-tratos – defendeu-se.
Leia também1 Leticia Sabatella diz que amiga doou seus pets sem permissão
2 Xuxa é criticada por foto sensual em novo projeto infantil
3 Nana Caymmi está há 7 meses internada e sem previsão de alta
4 Gene Hackman: Esposa ligou para clínica três vezes antes de morrer
5 Globo é condenada a indenizar atriz em R$ 500 mil por racismo