Leia também:
X 10 livros para que adolescentes desenvolvam o hábito da leitura

Diretor acusado de racismo teria obrigado atores negros a gravar em pico de Covid

Vinicius Coimbra foi afastado temporariamente de suas atividades na Globo

Pleno.News - 25/02/2022 12h27 | atualizado em 25/02/2022 13h05

Nova logo da Globo Foto: Reprodução/TV Globo

Acusado de racismo, o diretor artístico da novela Nos Tempos do Imperador, Vinicius Coimbra, foi afastado temporariamente de suas atividades na Globo. Segundo relatos, atores negros teriam sido escalados para gravar durante o pico de casos de Covid-19, enquanto o restante do elenco foi poupado. As informações são do site Notícias na TV.

O diretor estava escalado para ficar à frente da próxima novela das seis, Mar do Sertão, mas foi substituído por Allan Fiterman.

O afastamento de Coimbra foi oficializado pela emissora no último dia 15.

Pelo menos 10 atores da novela Nos Tempos do Imperador foram chamados pela Globo, que investiga se o diretor Vinícius Coimbra teve atitudes racistas em relação a profissionais negros que atuaram na trama durante as gravações. A convocação faz parte das apurações feitas pelo compliance da emissora, que sofre pressão para resolver o assunto após a grande repercussão do caso. Alguns atores já foram ouvidos.

Entre os nomes chamados para comentar as denúncias estão Gabriela Medvedovski e Michel Gomes, que interpretaram um par romântico no folhetim. A atriz Mariana Ximenes também será ouvida.

A Globo não tem prazo para concluir as investigações, mas o compliance tem como praxe finalizar o levantamento em 120 dias.

As autoras das denúncias são as atrizes Roberta Rodrigues, Cinnara Leal e Dani Ornellas. Elas contataram o departamento de compliance da Globo, que é responsável por apurar condutas indecorosas e criminosas no ambiente de trabalho.

Antes de recorrerem ao departamento de compliance, as atrizes já haviam se queixado do problema e relatado episódios desconfortáveis nas gravações. Ricardo Waddington, diretor de núcleo da emissora, disse a elas que providências seriam tomadas. No entanto, com o passar de meses, nada aconteceu.

De acordo com as atrizes, Coimbra e sua equipe tinham falas preconceituosas e faziam segregação entre os atores. Eles chegaram a separar as pessoas entre “elenco branco” e “elenco negro” em documentos e até mesmo em camarins nos estúdios.

Na semana passada, Coimbra se manifestou sobre o caso.

– O elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo e acredito que todas as discussões sobre o tema são necessárias – falou.

Leia também1 Em investigação sobre racismo de diretor, Globo convoca atores
2 Rede Globo toma na Justiça casa comprada com pix errado
3 "Me senti estuprada": Mariana Ferrão revela bastidores da Dança dos Famosos
4 Jordy: 'A Globo não tem mais jornalistas. Que lixo'
5 Bolsonaro debocha da Globo: “Traficantes estão civilizados”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.