Desenho infantil é criticado por jornalista: ‘Cadê os cães de cor?’
Famílias de cães solteiros também fazem falta, segundo a jornalista
Pierre Borges - 22/04/2021 17h45 | atualizado em 22/04/2021 18h00
Uma jornalista do canal ABC, da Austrália, criticou os produtores de um popular desenho animado infantil após ficar frustrada com a falta de diversidade no programa. A premiada animação Bluey (As aventuras de Bluey, no Brasil) conta a história de uma família de cachorros.
Em um artigo publicado no jornal ABC Everyday, a jornalista Beverley Wang questiona onde “estão os deficientes físicos, os gays, os pobres, os de gênero diverso, os cães de cor e famílias de cães solteiros em Bluey’s Brisbane?” E completa: “Se eles estão em segundo plano, deixe-os vir à frente”
Wang estendeu ainda a crítica a outros produtos infantis, alegando: “Vivemos em um mundo onde a maioria dos personagens principais da televisão infantil é branco, onde há mais animais do que pessoas de cor protagonistas povoando as páginas dos livros infantis”.
O artigo chamou atenção nas redes sociais, e um usuário chegou a perguntar o que seria um “cachorro de cor”, ressaltando que o nome do desenho é Bluey (“blue” significa azul em inglês, uma referência à cor azulada do protagonista).
Em uma enquete de um jornal estrangeiro, 89% dos leitores responderam que o desenho não precisa de mais representatividade e que é apenas um programa infantil.
Leia também1 Heleno: Apreensão de celular de Bolsonaro é ideia "estapafúrdia"
2 Kátia Abreu sobre discurso de Bolsonaro: 'Intervenção positiva'
3 MP-RJ recorre ao STJ para validar quebra de sigilo de Flávio B.
4 Feliciano sobre pesquisas: "Foram as mesmas que diziam que Bolsonaro não chegaria lá"
5 Repórter da Record é atingida por cocô de pombo durante gravação