Leia também:
X Cade renova investigação sobre suposto ‘monopólio’ da Globo

Demissões de veteranos causam pânico em jornalistas da Globo

Leva recente de cortes resultou na saída de profissionais como Renato Machado e Francisco José

Paulo Moura - 03/12/2021 10h51 | atualizado em 03/12/2021 11h03

Renato Machado foi um dos profissionais demitidos recentemente Foto: Reprodução/TV Globo

A mais recente onda de demissões de jornalistas veteranos da Globo tem criado um sentimento de pânico entre os profissionais da redação da emissora em São Paulo.

Uma matéria publicada no site Notícias da TV, nesta sexta-feira (3), dá conta de que vários profissionais com pouco espaço em telejornais recentemente já estão com medo de serem os próximos na lista de demissões.

De acordo com a publicação, a rede Globo ainda não teria finalizado o corte de gastos no Jornalismo e alguns desligamentos estariam previstos para acontecer até o início de 2022. Entre os demitidos estariam os profissionais com longas carreiras na casa e que, consequentemente, possuiriam os maiores salários. Eles seriam substituídos por novos rostos, com vencimentos menores.

Ainda segundo o site, dois repórteres que agora aparecem com mais frequência no SP2, jornal local da emissora em São Paulo, seriam os mais receosos. Um dos profissionais é ex-correspondente internacional, o que agravaria a questão salarial. Ambos estariam na Globo desde os anos 90, mas raramente têm aparecido em rede nacional.

Na mais recente leva de dispensas da Globo foram cortados profissionais como Renato Machado, ex-âncora do Bom Dia Brasil e ex-correspondente em Londres, e Francisco José, o rosto mais conhecido da Globo no Nordeste. Antes deles, já tinham saído Alberto Gaspar, Ari Peixoto, José Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini e Isabela Assumpção, além do narrador Linhares Júnior.

Com exceção de Linhares, todos os outros profissionais citados tinham altos salários na Globo. Machado e José, por exemplo, ganhavam mais de R$ 100 mil por mês e faziam pouquíssimas aparições no vídeo, restritas apenas a casos esporádicos.

Leia também1 Cade renova investigação sobre suposto 'monopólio' da Globo
2 'Parece do SBT', diz Tatá Werneck sobre novo logotipo da Globo
3 Velório: Familiares e amigos se despedem de Noemi Gerbelli
4 Oficinas relatam prejuízos em reformas feitas no Lata Velha
5 Morre a atriz Noemi Gerbelli, diretora na novela Carrossel

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.