Leia também:
X Jornalista da GloboNews sofre ameaça de morte no Twitter

Conheça os donos das maiores emissoras de TV aberta do país

A televisão ainda é o meio de comunicação mais utilizado pela sociedade

Mayara Macedo - 02/05/2019 12h48

Silvio Santos Foto: Arquivo SBT

Apesar de os serviços de streaming e canais de televisão a cabo fazerem sucesso no atual cenário da sociedade, a TV aberta ainda é o meio de comunicação mais utilizado pela população para consumir informação e entretenimento.

E, quando o assunto é TV aberta, automaticamente se pensa nas principais emissoras: Globo, Record, SBT, Band, Rede TV e TV Cultura. Mas, você sabe a quem elas pertencem? Confira!

Rede Globo
A maior emissora do país e a segunda maior do mundo, a Rede Globo foi fundada pelo jornalista Roberto Marinho em 1965. Após sua morte, em 2003, a empresa passou a ser comandada por seus herdeiros, João Roberto Marinho, José Roberto Marinho e Roberto Irineu Marinho.

Família Marinho Foto: Reprodução

SBT
Não é segredo para ninguém que o Sistema Brasileiro de Televisão foi criado e fundado por Senor Abravanel, vulgo Silvio Santos. Com sede em São Paulo, a emissora surgiu em 1981 e ainda pertence a Silvo.

Silvio Santos Foto: Arquivo SBT

Record TV
Atualmente a emissora pertence ao bispo Edir Macedo, mas foi fundada em 1953 por Paulo Machado de Carvalho. Na década de 70, a empresa foi comprada por Silvio Santos, que foi dono da Record até 1989, quando vendeu a emissora para Edir.

Bispo Macedo Foto: Reprodução

TV Bandeirantes
A Band surgiu em 1967, idealizada por João Jorge Saad, que faleceu em 1999. Desde então, o dono da empresa passou a ser seu filho, Johnny Saad.

Johnny Saad Foto: Reprodução

Rede TV
A emissora foi fundada por Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, em 1999. A dupla permanece no comando até os dias atuais, tendo Amilcare 70% das ações e Marcelo 30%.

Marcelo de Carvalho e Amilcare Dallevo Foto: Reprodução

TV Cultura
Dentre as empresas citadas, a TV Cultura é a única que não pertence a uma família ou empresário. Criada em 1967 pelo governo do Estado de São Paulo, a emissora é pública, pertence à Fundação Padre Anchieta e não tem fins lucrativos.

TV Cultura Foto: Reprodução

Leia também1 Jornalista da GloboNews sofre ameaça de morte no Twitter
2 Rebeca Carvalho apresenta Eu Transpiro Adoração
3 Maisa anuncia que ficará sem redes sociais no mês de maio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.