Leia também:
X Gaúcha Julia Gama vence o “diferente” Miss Brasil 2020

Ex-árbitro diz que foi demitido da Globo por relatar racismo

RBS, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, negou as acusações feitas por Márcio Chagas

Pleno.News - 21/08/2020 15h35 | atualizado em 21/08/2020 15h37

Márcio Chagas Foto: Reprodução

Márcio Chagas, ex-comentarista de arbitragem na RBS, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, disse que foi demitido porque revelou que sofreu racismo durante um jogo do Campeonato Gaúcho. Ele escreveu uma carta aberta ao portal UOl, relatando as consequências de sua declaração.

– No dia em que essa matéria foi publicada, recebi inúmeras mensagens de solidariedade e elogios pela coragem de falar novamente sobre um tema que é tão mascarado e negado no Brasil. Porém, também fui chamado pelo meu então chefe na emissora em que trabalhava para dar explicações sobre o conteúdo da matéria. Ele não tinha gostado de meu relato ter saído em outro veículo de comunicação – contou.

O espaço de Márcio na TV também acabou reduzido por conta de suas declarações e, por fim, ele acabou demitido em abril.

– Em novembro, após participar de uma edição do programa Redação Sportv, na semana da Consciência Negra, fui chamado novamente para uma reunião em Porto Alegre. O meu então chefe me disse: ‘Cara, estou pensando em te desligar no final do Campeonato Gaúcho, mas não quero que pense que seja por ser negro. Teus posicionamentos estão causando muitos desgastes.’ O Campeonato Gaúcho não precisou encerrar. Veio a pandemia e, com ela, meu desligamento, através de um telefonema – revelou Chagas.

A RBS emitiu uma nota, negando as acusações do comentarista. A emissora garantiu que “denuncia regularmente episódios discriminatórios em seus espaços editoriais” e “apoia a formação e o desenvolvimento de grupos internos de diversidade de gênero, sexual e racial”. Ainda segundo a afiliada, a saída de Márcio “ocorreu em meio a uma reestruturação da área de esportes”.

Leia também1 Mulher de 72 anos diz ser filha de Silvio Santos e exige DNA
2 Neusa Borges deverá ter alta em até 48 horas, diz médico
3 Regina pediu ajuda a Glória Perez para voltar para Globo
4 Ex-apresentador da Globo diz que sofria pressão ideológica na emissora
5 Prefeitura paga R$ 180 mil a ex-BBB em ação contra Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.